×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Gil Nascimento: um craque fora da Copa

O campista Gil que começou no Rio Branco, em Campos e chegou à Seleção, diz que está na torcida para o Brasil conquistar o hexa

J3 Esporte
Por Coluna do Balbi
18 de junho de 2018 - 0h12

Assim como Didi, Amarildo, Edvaldo, Odvan e outros, Gil é campista e não é só isso que eles têm em comum: Gil já vestiu a camisa da Seleção Brasileira, embora nunca tenha disputado uma Copa. Seu nome é Gilberto Nascimento e Silva, sobrenome de rua de Ipanema, mas hoje ele mora na China onde joga pelo Shandong Luneng. É considerado pela crônica especializada um dos melhores zagueiros do mundo. Confessa que ficou um pouquinho chateado com a não convocação, mas disse que o time está bem representado e que ele está na torcida. Gil que tem uma casa cinematográfica em um condomínio de luxo em Campos vai assistir aos jogos da Copa em sua residência que parece coisa de outro mundo. O bom gosto e o custo da casa – projetada por uma arquiteta paulista – é prova de que no futuro Gil quer voltar às suas origens: Campos.

Você foi zagueiro titular da Seleção Brasileira. Você acha que pelo fato de estar jogando na China, distante do Brasil e da União Europeia pode ter influenciado na não convocação?
É possível que sim, mas não acho bom ficar buscando fundamentos. O Grupo convocado é de primeiro nível e o Brasil estará muito bem representado nesta Copa.

A não convocação te deixou chateado?
É lógico que um pouquinho. Diria que fiquei chateado com ser humano que tem sentimentos, mas como jogador compreendi. Como disse o time convocado é de excelência e minha posição, a de zagueiro está muito bem entregue. Agora por esses diz não sou o jogador Gil e sim o torcedor Gil.

A mídia esportiva ventila que você estaria com um pé no Flamengo. Até que ponto isso é verdade?
Oficialmente para mim nunca chegou essa informação. Chegou apenas as especulações. Tenho um contrato de um ano e meio com o meu clube na China e pretendo cumprir integralmente, até o último dia.

Você tem uma camisa do Flamengo na moldura em sua casa. É seu time de coração?
Jogador profissional não pode dar esse tipo de resposta. Eu gosto da camisa, como gosto da camisa de outros clubes onde atuei. A minha camisa agora, a que transpiro e tenho que honrar é do Shandong Luneng.

E esse painel imenso nas suas costas de você cercando um atacante argentino. Saudade deste momento?
Foi um grande momento da minha vida profissional. Você imagina estar vestindo a camisa da Seleção Brasileira e marcando na pressão o atacante argentino Lionel Messi? É um momento mágico, por isso mandei fazer esse painel.

E quando o contrato acabar?
Ai sim a gente pode pensar em alguma coisa. Não vou responder a clássica pergunta, aquela tipo “Qual o clube que você gostaria de ir?”. Depois do contrato a gente vai ver o que irá acontecer.

Você acaba de fazer 31 anos. O sonho de uma Copa do Mundo vai se distanciando?
Sim. O jogador profissional tem que ter uma visão clara disso. Eu estou com 31 anos, mas sempre me mantive condicionado fisicamente. Ninguém sabe o dia de amanhã, mas a resposta para essa pergunta tem que ser a de que é um sonho muito difícil de se realizar. Temos que ter essa compreensão.

E como é jogar na China? O futebol asiático está crescendo?
Já estou indo para a minha terceira temporada no clube, tenho carinho de todos aqui e tenho mantido um bom nível de apresentações. A gente acaba ficando um pouco mais distante do cenário, mas hoje sabemos que os jogos podem ser vistos de qualquer lugar e cada vez mais o futebol chinês tem contado com jogadores renomados e de grande história. Existe um grande investimento e uma evolução contínua no futebol do país.

Vamos voltar às origens. Você começou nas divisões de base do Rio Branco e depois foi para o Americano. Os dois clubes venderam seus estádios. O que você acha disso?
É ruim para o futebol, mas é algo que tem acontecido em muitos lugares. É difícil manter uma estrutura e é preciso de ajudar para que isso aconteça. A gente fica triste, creio que a população também, mas quem sabe um dia não possam voltar. O momento no país é ruim e acaba afetando no futebol também.

E como você responda as críticas de que não gosta de dizer que é de Campos?
Estou bem tranquilo em relação a isso. Não é algo que me incomoda. Todos sabem o carinho que tenho pela cidade e o quanto faço por ela. E não faço para aparecer, mas sim por consideração. Nas minhas redes sociais todos que acompanham sabem o quanto demonstro carinho pela cidade, pelos lugares, amigos e familiares. Mas sou um cara reservado e talvez por isso alguns possam ver de outra maneira.

Sei que você tem orgulho de Campos sim, basta ver a casa que construiu em um dos mais elegantes condomínios da cidade. Isso é sinal de que um dia você vai voltar de vez?
Não posso te dizer isso hoje, pois as coisas mudam muito rapidamente. Mas minha sede hoje, quando estou no Brasil, é Campos. É o lugar onde passo a maior parte do tempo quando estou por aqui e onde me sinto feliz de estar.

Você acha que continuará jogando profissionalmente até quando?
Vou até onde me sentir bem. Estou perto de fazer 31 anos, mas fisicamente e psicologicamente muito bem. Isso me deixa tranquilo para trabalhar, atuar em alto nível e nem pensar em parar. Acho que ainda vai muito tempo…

Tem algum plano para o futuro como o de técnico?
Não é algo que parei para pensar ainda. Procuro viver o momento e meu momento hoje é como atleta. Quando estiver mais perto de parar, talvez comece a pensar nisso.

Para terminar o que você diria para os brasileiros sobre essa Copa que está para começar. Vamos ganhar?
Estou na torcida para que possamos ganhar. Tenho grandes amigos lá e uma grande seleção. Temos outras equipes fortes também, mas o Brasil com certeza está entre os favoritos. Se jogar tudo que sabe, com certeza vão trazer o hexa para nós.

Então tá levando fé?
Muita fé. Como eu disse no início da entrevista o time do Brasil é bom. Tenho certeza que a rapaziada vai crescer no curso da competição. Cabe a gente torcer, torcer e com muita fé. Repetindo, eu estou na torcida e sinto que existe no ar um certo gosto de vitória. Seria maravilhoso para o futebol brasileiro esse título.