×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Festas juninas aumentam o risco de queimaduras

Soltar balões, brincar com fogos de artifício e manipular alimentos e caldos quentes representam perigo

Saúde
Por ASCOM
17 de junho de 2018 - 12h38

Com a chegada das festas típicas juninas, o risco de queimaduras aumenta e a atenção deve ser redobrada. Acender ou pular fogueiras, soltar balões, brincar com fogos de artifício e manipular alimentos e caldos quentes representam um perigo para crianças e adultos. O HTO Baixada, em Nilópolis, o antigo Hospital Estadual Melchiades Calazans, vinculado à Secretaria de Saúde, disponibiliza atendimento especializado às vítimas desses acidentes, oferecendo um Centro de Tratamento a Queimados (CTQ).

“O tratamento de queimaduras graves é longo e exige uma equipe formada por diversos especialistas. Mesmo a queimadura leve inspira cuidados e não pode ser deixada de lado, necessitando de acompanhamento. Aqui no CTQ recebemos pacientes com lesões grandes, muitos vítimas de acidentes. Por isso, é importante fazer o alerta e ter cuidados não só nesse período de festas, mas durante o ano todo”, explicou o coordenador do CTQ do HTO Baixada, José Estevam da Silva Filho.

Dependendo da gravidade da queimadura, o paciente poderá ser encaminhado para uma cirurgia reparadora, quando necessária. O procedimento também pode ser feito no hospital estadual.

“Durante as festas juninas, as queimaduras mais comuns são nos pés, mãos, rosto e no tronco. Com o contato de acender ou pular fogueiras, além da manipulação de fogos de artifício, o risco de queimaduras de terceiro grau aumenta muito neste período”, disse Estevam.

Dicas para evitar acidentes

Não deixar que as crianças brinquem com estalinhos ou bombinhas. Esses artefatos parecem inofensivos, mas podem provocar queimaduras.

Evitar o contato com o fogo e a manipulação dos fogos após ingerir bebidas alcoólicas.

Não utilizar álcool para acender churrasqueiras e fogueiras. Essa prática é perigosa e atrai o fogo para quem está jogando o álcool.

Não permitir que crianças tenham acesso à cozinha e principalmente ao fogão durante o preparo das comidas típicas. Além disso, evite carregar crianças no colo enquanto manipula as panelas e produtos quentes.

O perigo também está no acesso às substâncias quentes, como óleo de fritura e caldos. Além do risco de morte, essas substâncias geram cicatrizes que podem durar para toda vida.

Não utilize toalhas de mesa compridas. As crianças podem puxar e trazer para si produtos quentes que podem causar queimaduras graves.

Em caso de queimadura, não é recomendado fazer uso de remédios caseiros como pasta de dente, manteiga e pó de café. Essas medidas pioram a evolução das queimaduras e dificultam o tratamento adequado, gerando infecções. O indicado é lavar a área atingida com água corrente até a dor passar.

Desde a pequena queimadura até as mais extensas exigem cuidados específicos. Por isso, é sempre recomendado procurar o atendimento e orientação médica em todos os casos.

Vale lembrar que fabricar, vender, soltar e transportar balões é crime ambiental.