×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Garotinho lança pré-candidatura ao Governo do Estado do Rio de Janeiro

Réu em ações oriundas de operações da PF, ex-governador atacou Pezão e prometeu profissionalização de jovens

Estado do RJ
Por Redação
12 de junho de 2018 - 10h12

(Foto: Reprodução/Rede Globo)

O Partido Republicano Progressista (PRP) lançou nesta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, a pré-candidatura do ex-governador Anthony Garotinho ao Governo do Estado. O evento aconteceu no Clube de Regatas Boqueirão do Passeio, na Glória, e contou com as presenças de aliados e familiares, incluindo a ex-prefeita de Campos, Rosinha (Patri), e a deputada federal Clarissa Garotinho (PROS).

Clarissa usou seu perfil em uma rede social para afirmar que Garotinho não busca um mandato, mas “retomar o sonho e a esperança de um Estado melhor”. Durante sua fala, Garotinho atacou o atual governador, Luiz Fernando Pezão (MDB), e seu padrinho político, Sérgio Cabral (MDB). Entre as promessas feitas, estão investir na profissionalização de jovens por meio dos Cieps.

“Não só fazer aquele turno integral, mas aproveitar a parte da noite para ensino técnico e tecnológico. Quantas profissões surgiram que você procura hoje e não encontra porque não tem mão de obra? A nossa juventude precisa ser formada”, declarou.

Garotinho foi preso em novembro do passado, durante a Operação Caixa D’Água, da Polícia Federal (PF), mas foi solto por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As acusações são de por corrupção, participação em organização criminosa e falsidade na prestação de contas eleitorais entre os anos 2009 e 2016.

Antes, em 2016, o ex-governador havia sido preso pela PF na Operação Chequinho, que investiga troca de votos por inscrições fraudulentas no Cheque Cidadão, programa social da Prefeitura de Campos, da qual era secretário de Governo. O esquema beneficiaria aliados de seu grupo político e da então prefeita Rosinha nas eleições municipais daquele ano.