×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Olhando Campos fará exames gratuitos para detectar glaucoma em Campos

Quarta edição da ação social vai acontecer no dia 10 de junho das 12h às 20h

Campos
Por ASCOM
25 de maio de 2018 - 9h01

(Foto: Divulgação)

O Glaucoma atinge mais de um milhão de brasileiros, e por ser uma doença considerada silenciosa, que revela os sintomas tardiamente, muitos pacientes só descobrem o problema em estágio avançado. Para despertar a conscientização entre a população do país, o Ministério da Saúde escolheu o dia 26 de maio como o dia nacional de combate ao glaucoma. Em Campos já existe uma iniciativa para alertar a população com relação a necessidade de se fazer consultas oftalmológicas com frequência. É o projeto Olhando Campos, que já atendeu mais de 2 mil pessoas gratuitamente. No dia 10 de junho será realizada a quarta edição do projeto. Diversos profissionais da área de saúde, entre médicos oftalmologistas, enfermeiros e voluntários, estarão no Shopping Avenida 28, das 12h às 20h, atendendo gratuitamente quem tiver interesse em fazer o exame.

“É extremamente importante que iniciativas voltadas para a conscientização sejam promovidas para que os casos de glaucoma, bem como de outras doenças que podem provocar a cegueira irreversível, não sejam ainda mais elevados nos próximos anos”, explica a médica oftalmologista Renata Catem, idealizadora do projeto.

Coordenado também pelas oftalmologistas Aline Linhares e Carolina Vecchia, o projeto tem como proposta levar mais informação sobre doenças oculares e, principalmente, facilitar o acesso aos exames e buscar um diagnóstico precoce para que os tratamentos sejam adequados e garantam mais conforto e qualidade aos pacientes, uma vez que muitas doenças não tem cura, mas têm tratamento.

Desde que foi criado, o projeto Olhando Campos já teve três edições e seu objetivo é promover eventos periódicos em locais de grande circulação de pessoas no município, tendo sempre com foco em alguma doença oftalmológica. “Fundamental lembrar que informação também é prevenção e também é tratamento”, ressalta Catem.

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico, envolvendo a perda de células responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro, e pode provocar a cegueira irreversível. Um dos principais sintomas é a perda da visão periférica e, apesar de ser mais frequente após os 40 anos, pode ser diagnosticada tanto em crianças quanto em idosos. Porém, com tratamento adequado várias consequências podem ser evitadas.