×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudantes universitários que atuarem como mesários poderão ganhar horas HAC

Somente neste ano, o cadastro de mesários voluntários do TRE-RJ recebeu mais de 14 mil inscrições

Geral
Por ASCOM
22 de maio de 2018 - 17h25

Voluntários podem se inscrever pelo site do TRE (Foto: Divulgação TSE)

Universitários e alunos de escolas técnicas que trabalharem como mesários nas próximas eleições poderão ganhar até 80 horas de atividades complementares (“horas HAC”), necessárias para a conclusão da graduação. Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) já firmou convênio para a concessão do benefício com 49 instituições de ensino superior em todo o estado, entre as quais UniRio, UFF, UFRRJ, IBMEC e Faetec. Além disso, graças a uma parceria do TRE-RJ com o Conselho Seccional da OAB/RJ, os estudantes de Direito que atuarem como mesários ganharão 40 horas de estágio por cada turno de trabalho nas eleições.

O objetivo da Justiça Eleitoral é incentivar os estudantes a se inscreverem como mesários. Somente neste ano, o cadastro de mesários voluntários do TRE-RJ já recebeu mais de 14 mil inscrições. Quem quiser atuar como mesário voluntário nas eleições de outubro pode se inscrever pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente em seu cartório eleitoral.

O mesário recebe auxílio-alimentação, tem preferência no desempate em concursos públicos, se previsto no edital, e ganha dois dias de folga no serviço público ou privado por dia de treinamento e de trabalho. A relação completa das instituições de ensino parceiras e o número de horas concedidas estão no site do Tribunal.