×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: os fatos mais importantes da semana no Brasil e no mundo

Confira as notícias de semana na coluna desta segunda-feira

Campos
Por Coluna do Balbi
21 de maio de 2018 - 0h01

Uma pista

A nota dada na coluna de que Campos vai ter um autódromo provocou um efeito espalha barata, com todo mundo querendo saber de mais detalhes. Uma pista: o autódromo fica na Estrada dos Ceramistas e o proprietário é o empresário campista Fabricio Oliveira, em parceria com um piloto de expressão nacional. Está quase pronto e terá uma inauguração simbólica em junho com a presença de 80 pilotos, sendo nove mulheres. Vai colocar Campos no mapa das corridas. O traçado da pista acima já foi todo asfaltado.

Fenda

Existe uma fenda geológica na região, que começa no município de Carapebus. Vem sendo estudada frequentemente por especialistas. Não é para se apavorar não, porque segundo os geólogos a fenda é profunda e não implica em nenhum tipo de risco. Mas, na surdina, está sendo estudada por cientistas norte-americanos.

Cabrito

A reportagem especial desta edição aborda um problema sério que poucos percebem: roubo em propriedades rurais. Um proprietário rural do município, somente esse ano, teve mais de 100 carneiros roubados. A socialite Sila Martins cansada dos roubos em sua propriedade rural, a Ilha dos Carões, resolveu fazer boletim de ocorrência na delegacia. É muito grave.

No forno

Juliana Perin, que representa um grupo Espanhol que quer instalar uma usina geradora de energia solar em Campos, já oficializou a intenção à Prefeitura. Na semana passada ela se reuniu com o presidente da Codemca, Vinicius Vieira. Agora, chega a notícia de que a Prumo, que faz a gestão do Porto do Açu, está interessada em comprar uma expressiva parte da energia caso a usina seja instalada.

Bom sinal

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Campos concedeu Licença Específica de Exploração Mineral para a Cerâmica Tabatinga Ltda., na Estrada do Açúcar, em Mineiros. A cerâmica está autorizada a extrair argila da fazenda Santo Antônio, em uma área de 24,94 hectares. O empresário Silvio César Brandão Azevedo terá direito a extrair argila naquela localidade em um prazo de quatro anos. Sinal de que o parque cerâmico da Baixada dá sinais de recuperação.

Decolando

A CHC do Brasil Táxi Aéreo S/A vai implantar uma base administrativa e operacional do serviço de táxi aéreo no Aeroporto Bartolomeu Lyzandro, em Campos. A documentação para a instalação já começou e já no segundo semestre deverão começar os trabalhos de instalação da base, que deverá começar a operar em Campos ainda no curso deste ano. A coisa tá decolando.

Pinga aqui

Mais de 60% dos mil motoristas que foram agarrados pela Lei Seca esse ano no interior do estado são de Campos. No primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas 97 blitz no interior e 11.660 motoristas foram abordados. Destes, 1.047 estavam alcoolizados. Além disso, 3.592 motoristas foram multados, 531 veículos rebocados e 876 carteiras de habilitação foram recolhidas. O Detran afirma que vai intensificar as operações no interior.

Bonito gesto

Foi realizado, na Fundação Rural de Campos, o evento “Amigos do Nivaldo” que reuniu criadores de cavalos da raça Quarto de Milha, com mais de mil animais e seus montadores disputando diversas provas, com obstáculos de baliza e tambor. O grande campeão Nivaldo Almeida, montando o cavalo Brisco Jaybee, levou para casa duas motos. Nivaldo Almeida, ao ganhar a primeira moto, comunicou a Nilton Miranda, que estaria oferecendo o prêmio, para que o valor de sua venda seja transformada em alimentos para entidades assistenciais.

Mais empreendimentos

A Viveiros Empreendimentos Imobiliários Ltda. vai construir 47 casas em uma área de 7.856,91 metros quadrados, na Rua Milton Woodrow Barbosa, Parque Tarcísio Miranda. Enquanto isso, na avenida Arthur Bernardes, entre a Uenf e a 28 de Março, começam a vendas de lotes. Esse trecho é praticamente deserto, mas há quem garante que em dois anos terá uma casa nova.

Sem quórum

Na terça-feira (15/05) ocorreu mais uma tentativa frustrada de fazer o Coppam, órgão que cuida do patrimônio arquitetônico de Campos, funcionar. Não houve quórum para a reunião. Em 2017 não houve reunião do órgão. Neste ano houve quórum para apenas uma única reunião da entidade. O problema vai desembarcar na mesa do prefeito de Campos Rafael Diniz.

Não é bem assim

A pequena cidade de Pontal, próximo a Ribeirão Preto (SP) se diz a primeira cidade do Brasil onde bicicleta tem que ter placa de identificação, com o ciclista podendo inclusive pagar multas no CPF. Na verdade, neste item, Campos saiu na frente. No início dos anos 80 todas as bicicletas tinham placas. Multa ninguém levava.

De primeira

O advogado campista Carlos Alexandre de Azevedo tributarista de primeira grandeza, participou como palestrante no seminário “New Trends in the Common Law – Precedent, Tax Law and Regulation” (“Novas Tendências no Direito Comum – Legislação e Direito Tributário Precedente”, em tradução livre), no Institute of Advanced Legal Studies (IALS), em Londres.

Em casa

Após mais de 20 dias em tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva, Dibs Hauaji já está em casa, digamos assim, no recesso do seu lar. Ainda não está 100%, mas chega lá. Ele sempre andou dando esses sustos na gente. Cinco médicos já previram a sua morte, e ele já foi ao enterro de três deles.

Migração

Campos tem um número relativamente pequeno de refugiados da miséria latino-americana. Na Delegacia da Polícia Federal existe o registro de quatro haitianos que escolheram Campos para fazer sua morada. Mas existem pessoas de outros países neste pobre pedaço do mundo. A repórter Roberta Barcelos, ao seu tempo, vai contar uma boa história sobre isso.

Nivelamento

A Autopista Fluminense decidiu suspender temporariamente as obras de nivelamento da linha férrea no km 64 da BR-101, em Campos. Segundo a concessionária, o motivo da suspensão são questões operacionais. O nivelamento é necessário e vai facilitar o trá- fego no trecho próximo ao Shopping Boulevard.

Vinte e duas lagoas

Vinte e duas lagoas de Campos já foram demarcadas pela prefeitura conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público. O que não se sabia era que Campos tinha tantas lagoas. Os mais antigos garantem que o número era maior, mas que foram, sob o sono de décadas, aterradas ou simplesmente desapareceram.

Zé Sales 95

Um dos ícones do Radiojornalismo de Campos, José Sales, acaba de completar 95 anos. Nascido em São Martinho, nos idos de 1923, ele é o mais antigo radialista em atividade no Brasil. Segundo ele, um dos segredos para a longevidade é estar sempre bem informado, e no caso dele, se dá ao luxo de até hoje informar os outros.