×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

RJ-216 volta a ser interditada por protesto de marisqueiras, em Farol

ReivindicaA�A?o A� o atraso do repasse do defeso, que deveria ter acontecido no final de abril

Campos
Por Redação
14 de maio de 2018 - 10h37

Protesto desta segunda-feira (Foto: DivulgaA�A?o)

Marisqueiras de Farol de SA?o TomA� fizeram uma nova manifestaA�A?o na manhA? desta segunda-feira (14), na RJ-216. Na A?ltima sexta-feira (11), a rodovia foi interditada por centenas de pessoas que cobravam da prefeitura o repasse do defeso que estava atrasado.

De acordo com informaA�A�es, o pagamento do repasse teria vencido o final do mA?s de abril. De acordo com alguns manifestantes, nem mesmo o cadastro conseguiram fazer, jA? que sA? teriam disponibilizado 175 pessoas para receberem o benefA�cio, enquanto sA?o mais de 900 marisqueiras em Farol.

Na ocasiA?o do primeiro protesto a�� na A?ltima sexta-feira a�� a prefeitura respondeu atravA�s de nota que a�?A secretaria de Desenvolvimento Humano e Social esclarece que o cadastro dos trabalhadores da pesca segue os critA�rios legais, em que se verifica o efetivo exercA�cio do trabalho no segmento e a condiA�A?o socioeconA?mica de cada pessoa. A concessA?o de benefA�cios dos anos anteriores foi alvo de denA?ncias ao MinistA�rio PA?blico Estadual. Foi feito o cadastramento durante os dois meses de alta da pesca de camarA?o (novembro e dezembro) e foram identificados os trabalhadores em exercA�cio. A secretA?ria Sana Gimenes, que recebeu uma comissA?o das marisqueiras na A?ltima quinta-feira (10), ressalta que independentemente do fato de ser trabalhador da pesca ou nA?o, a secretaria atende a pessoas em situaA�A?o de pobreza e extrema pobreza, referenciadas pelos Cras (Centro de ReferA?ncia em AssistA?ncia Social), atravA�s do Programa Renda MA�nima com benefA�cio correspondente ao valor de um salA?rio mA�nimo nacional. A Prefeitura de Campos informa que jA? havia programado o pagamento referente ao benefA�cio das marisqueiras que se enquadram nos critA�rios estabelecidos, dependendo, apenas, de disponibilidade financeira para a execuA�A?o do mesmo. Devido a entrada da ParticipaA�A?o Especial (PE), pagamentosA�A�s pessoas que possuem direito ao benefA�cioA�puderam ser realizados esta semana.a�?

Nesta segunda-feira, o Jornal Terceira Via entrou em contato com a SuperintendA?ncia de ComunicaA�A?o para saber a atual situaA�A?o do pagamento, que informou que “Na A?ltima semana a Prefeitura realizou pagamento, que jA? tinha sido programado. A Prefeitura de Campos vem tomando todas as medidas para manter os pagamentos municipais em dia, mesmo diante das limitaA�A�es financeiras.A�A secretaria de Desenvolvimento Humano e Social esclarece que o cadastro dos trabalhadores da pesca segue os critA�rios legais, em que se verifica o efetivo exercA�cio do trabalho no segmento e a condiA�A?o socioeconA?mica de cada pessoa. A concessA?o de benefA�cios dos anos anteriores foi alvo de denA?ncias ao MinistA�rio PA?blico Estadual. Foi feito o cadastramento durante os dois meses de alta da pesca de camarA?o (novembro e dezembro) e foram identificados os trabalhadores em exercA�cio. A secretA?ria Sana Gimenes, que recebeu uma comissA?o das marisqueiras na A?ltima semana, ressalta que independentemente do fato de ser trabalhador da pesca ou nA?o, a secretaria atende a pessoas em situaA�A?o de pobreza e extrema pobreza, referenciadas pelos Cras (Centro de ReferA?ncia em AssistA?ncia Social), atravA�s do Programa Renda MA�nima com benefA�cio correspondente ao valor de um salA?rio mA�nimo nacional.”