×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morre no Rio o cineasta e produtor Roberto Farias

Ele estava com 86 anos e enfrentava um cA?ncer; era irmA?o do ator Reginaldo Faria que estrelou algum de seus filmes

País
Por Redação
14 de maio de 2018 - 17h01

 

O cineasta, produtor e distribuidor Roberto Farias morreu nesta segunda-feira (14), aos 86 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com a Central Globo de ComunicaA�A?o, o realizador de clA?ssicos como “O assalto ao trem pagador” (1962) e de vA?rias chanchadas estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, onde fazia tratamento contra um cA?ncer.

O corpo serA? velado no Memorial do Carmo, na Zona PortuA?ria da capital fluminense, e o enterro acontecerA? em Nova Friburgo, na RegiA?o Serrana do estado, onde ele nasceu. A�Roberto Farias deixa quatro filhos, dez netos e jA? era bisavA?.

Nascido em 1932, Roberto Figueira de Farias A� irmA?o do ator Reginaldo Faria e tio do tambA�m ator Marcelo Faria a�� o “s” a mais no sobrenome foi devido a um erro durante registro no cartA?rio. Chegou ao Rio para cursar Belas Artes e acabou indo trabalhar na AtlA?ntida CinematogrA?fica. A produtora se tornou um marco no cinema nacional e lanA�ou mais de 60 filmes no meio do sA�culo passado, com destaque para as chanchadas a�� produA�A�es baratas e de grande apelo popular.

Roberto Farias tem no currA�culo mais de 25 filmes como produtor e diretor. De 1957 a 1960, fez seus primeiros quatro longas: a�?Rico ri A� toaa�? (1957), a�?No mundo da luaa�? (1958), a�?Cidade ameaA�adaa�? (1959) e a�?Um candango na Belacapa�? (1960).

O ator Reginaldo Faria e o irmA?o cineasta nos anos 1970 (Foto: DivulgaA�A?o)

 

PrA?mio em Berlim

O cineasta dirigiu ainda sucessos de pA?blico como a�?Os paquerasa�? (1968), a�?Roberto Carlos e o diamante cor de rosaa�? (1968) e a�?Roberto Carlos a 300 quilA?metros por horaa�? (1971). Em 1981, dirigiu a�?Pra frente, Brasila�?, premiado nos festivais de Berlim, Huelva e Gramado, entre outros. O filme falava da tortura na ditadura militar.

TambA�m trabalhou na TV, onde dirigiu minissA�ries como “As Noivas de Copacabana” e “Memorial de Maria Moura”. TambA�m foi responsA?vel por episA?dios do programa “VocA? decide”.

Farias foi diretor-presidente da Academia Brasileira de Cinema e diretor geral da Embrafilme entre 1974 e 1978.

RepercussA?o

Sobrinho do cineasta, o ator Marcelo Faria postou uma homenagem ao tio em uma rede social. Abaixo de uma foto antiga do pai e de Roberto, escreveu: “Este ao lado do meu pai A� meu tio Roberto, ele iniciou o legado da famA�lia Faria. Me inspirou e inspirou toda a nossa famA�lia. Pai de 4 filhos e avA? de 10, alA�m de bisavA?! Foi o responsA?vel por sermos quem somos hoje. Obrigado TIO Beto! Descanse em Paz… te amamos para sempre!”

Fonte: G1