×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Talento de ponta: caneta esferogrA?fica A� ferramenta para criaA�A?o de belas obras

Matheus Crespo, de 23 anos, jA? participou de vA?rias exposiA�A�es em Campos

Cultura
Por Redação
11 de maio de 2018 - 11h42

Para muitos estudantes o significado de uma caneta esferogrA?fica pode ser bem comum. Mas, para Matheus Crespo, ela representa um dom e o sonho de uma profissA?o de sucesso. Com 23 anos e cursando a faculdade de Design GrA?fico, o jovem usa o objeto para criar seus quadros artA�sticos que jA? estiveram em diversas exposiA�A�es em Campos, sua cidade natal.

a�?Sempre gostei de desenhar e acho que comecei a encarar o desenho como profissA?o no ano passado, com as exposiA�A�es na UFF, no IFF, na UFRJ e o Bazar da Villa. Meus pais sempre me incentivaram e sempre gostei de criar. EntA?o, na faculdade, escolhi o curso que tem algo muito comum com o que quero fazera�?, disse o jovem, que em sua A?ltima exposiA�A?o, no Bazar da Villa, criou quadros inspirados na cidade de Campos e suas culturas.

a�?A experiA?ncia foi muito boa e meu objetivo era fazer as pessoas refletirem sobre o lado bom do nosso municA�pioa�?, contou Matheus. Entre seus quadros de preferA?ncia estA?o o Lira de Apolo e dos A�ndios goitacA?, dois sA�mbolos da cidade. a�?Sempre procuro misturar elementos humanos e naturais. Meu primeiro trabalho foi com relaA�A?o aos cinco continentes, onde pesquisei os tipos de flores tA�picos de cada lugar, brinquei com a relaA�A?o do homem e a natureza.

Assim como qualquer paixA?o e profissA?o, a dedicaA�A?o A� uma forte aliada ao sucesso que pode vir no futuro, por isso, Matheus procura sempre estar antenado no seu mundo artA�stico e aconselha aqueles que desejam seguir pelo mesmo caminho.

a�?Participar de eventos, ir a exposiA�A�es, acompanhar outros artistas sA?o A?timas maneiras de se inspirar e dar os primeiros passos pra criar um repertA?rio prA?prio. Essa busca A� infinita, entA?o vale tudo. A� bom estar aberto e disposto a trocar. Assim, o processo criativo flui muito melhor. Aconselho que quem deseja caminhar pela arte, nA?o tenha medo, experimente e diga algo que seja sincero. A� importante se perguntar o que se deseja contar com aquela obra. Pra mim, o que diferencia um artista de outro A� a histA?ria que ele vai contar. Afinal de contas cada um tem um repertA?rio muito particulara�?, aconselhou o jovem.

Se vocA? que estA? lendo essa matA�ria tambA�m usa a caneta como ferramenta de arte, o Matheus tambA�m dA? algumas dicas de como utilizA?-la da melhor forma. a�?Desenhar com caneta tem a ver com a leveza da mA?o, gosto de pensar nela como um lA?pis, que permite variar o tom. AlA�m da leveza eu conto bastante com a angulaA�A?o da caneta. JA? que a ponta A� redonda, inclinando, mais ou menos, eu tambA�m consigo variar o tom do traA�oa�?, contou o artista, ressaltando que a tA�cnica A� importante, mas ela A� apenas um instrumento para apoiar o discurso do artista.

a�?Vale a pena aumentar o repertA?rio, isso pode vir do contato com pessoas que vivem realidades diferentes, livros, experiA?ncias e isso diferencia um artista do outro, muito mais do que um diploma ou certificado. Acredito que a cena artA�stica da cidade tem potencial para crescer, mas ainda vai levar um tempo. As pessoas estA?o aos poucos tendo mais contato e despertando interesse para arte. A� missA?o de todos nA?s pavimentar melhor o terreno de arte e cultura na cidade. Percebo nos eventos que participo que as pessoas gostam dessas atividades, querem conversar, saber mais e isso A� um A?timo sinala�?, finalizou o admirador de Kerby Rosanes e SebastiA?o Salgado.

Para quem quiser acompanhar o trabalho do artista pelas redes sociais pode segui o endereA�o doA� InstagramA�@matheus_crespods.