×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Marisqueiras de Farol interditam RJ-216 por atraso no repasse do defeso

Outra reivindicaA�A?o A� a disponibilidade de mais cadastros para o benefA�cio

Campos
Por Redação
11 de maio de 2018 - 9h08

ManifestaA�A?o na RJ-216 (Foto: DivulgaA�A?o)

Um grande nA?mero de marisqueiras interditou a RJ-216, Campos / Farol durante uma manifestaA�A?o na manhA? desta sexta-feira (11).

Segundo informaA�A�es, o motivo da reivindicaA�A?o seria a falta de repasse por parte do defeso que teria vencido no final do mA?s passado.

De acordo com alguns manifestantes, nem mesmo o cadastro conseguiram fazer, jA? que sA? teriam disponibilizado 175 pessoas para receberem o benefA�cio, enquanto sA?o mais de 900 marisqueiras em Farol.

O Jornal Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos, que atravA�s de nota informou que ”

A secretaria de Desenvolvimento Humano e Social esclarece que o cadastro dos trabalhadores da pesca segue os critA�rios legais, em que se verifica o efetivo exercA�cio do trabalho no segmento e a condiA�A?o socioeconA?mica de cada pessoa. A concessA?o de benefA�cios dos anos anteriores foi alvo de denA?ncias ao MinistA�rio PA?blico Estadual. Foi feito o cadastramento durante os dois meses de alta da pesca de camarA?o (novembro e dezembro) e foram identificados os trabalhadores em exercA�cio. A secretA?ria Sana Gimenes, que recebeu uma comissA?o das marisqueiras na A?ltima quinta-feira (10), ressalta que independentemente do fato de ser trabalhador da pesca ou nA?o, a secretaria atende a pessoas em situaA�A?o de pobreza e extrema pobreza, referenciadas pelos Cras (Centro de ReferA?ncia em AssistA?ncia Social), atravA�s do Programa Renda MA�nima com benefA�cio correspondente ao valor de um salA?rio mA�nimo nacional. A Prefeitura de Campos informa que jA? havia programado o pagamento referente ao benefA�cio das marisqueiras que se enquadram nos critA�rios estabelecidos, dependendo, apenas, de disponibilidade financeira para a execuA�A?o do mesmo. Devido a entrada da ParticipaA�A?o Especial (PE), pagamentosA�A�s pessoas que possuem direito ao benefA�cioA�puderam ser realizados esta semana.”