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PezA?o promete outra vez conclusA?o da Ponte da IntegraA�A?o, mas serA? que dessa vez A� pra valer?

Obra parou de vez em 2016 e ainda falta metade do projeto a ser concluA�do

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
8 de maio de 2018 - 18h56

Ponte ligarA? os municA�pios de SA?o JoA?o da Barra e SA?o Francisco do Itabapoana (Ascom)

O governador Luiz Fernando PezA?o, prometeu, mais uma vez, concluir as obras da Ponte da IntegraA�A?o, que liga os municA�pios de SA?o JoA?o da Barra e SA?o Francisco de Itabapoana. A obra comeA�ou em 2014, teve idas e vindas, e parou de vez em 2016, ano que deveria ter sido entregue, segundo o cronograma inicial. Levando em conta a situaA�A?o financeira do Estado do Rio e o fato de que faltam apenas sete meses para o fim do seu mandato, a meta do governador A� ambiciosa: inaugurar a ponte ainda em 2018.

A promessa foi feita durante reuniA?o entre PezA?o e Carla Machado, nesta terA�a.

A ideia de encurtar a distA?ncia entre as cidades vizinhas surgiu ainda nos anos 80, quando a ponte se chamaria JoA?o Figueiredo foi abandonada na A�poca e retomada em 2014, com novos nome e traA�ado. O novo projeto tem custo de R$ 105,7 milhA�es e, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), 50% das obras jA? estA?o concluA�dos.

A Ponte da IntegraA�A?o tem 1.344 metros de extensA?o e, quando concluA�do, diminuirA? o tempo de viagem entre os dois municA�pios em cerca de uma hora a�� jA? que sA?o cerca 40 km a menos a�� alA�m de desafogar o trA?nsito da BR-356 e ajudar no escoamento da produA�A?o rural.

Espera de mais de trA?s dA�cadas
O projeto original, iniciado em 1981, com o nome de Ponte JoA?o Figueiredo, foi interrompido por questA�es ambientais. A obra chegou a ter os pilares erguidos e possuA�a 7 km de viaduto que deveria passar em uma A?rea que fica alagada no perA�odo de cheia do Rio ParaA�ba do Sul. Este projeto previa, ainda, a construA�A?o de um dique para determinados trechos, o que tambA�m seria inviA?vel por motivos ambientais. A construA�A?o foi paralisada e um novo projeto para ligar as duas cidades comeA�ou a ser traA�ado.

A ideia do desenho da ponte atual tem como objetivo nA?o causar tanta interferA?ncia ao meio ambiente e a promessa A� de que seja mais econA?mico. Outro fator A� que a mudanA�a do local de construA�A?o aumentarA? em apenas 4,5 km a distA?ncia entre SA?o JoA?o da Barra e SA?o Francisco de Itabapoana, se comparado ao antigo projeto. Atualmente, para ir de uma cidade A� outra A� preciso passar por Campos ou atravessar de barco.