×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Evento cientA�fico que acontece em bares de Campos cria expectativas

O festival "Pint of Science" serA? realizado em 21 paA�ses

Cultura
Por Ocinei Trindade
4 de maio de 2018 - 18h20

Na mesa de bar, organizadores definem o evento “Pint of Science” (Foto:JoA?o Almeida)

O a�?Pint of Sciencea�? A� um evento cientA�fico exibido em bares, e acontecerA? simultaneamente em todo o mundo nos dias 14, 15 e 16 de maio. SA? no Brasil, serA?o em torno de 500 debates. O Festival A� aberto para qualquer pessoa que queira conhecer as novidades no mundo da ciA?ncia.A� Em Campos, dois bares sediarA?o o evento que mistura conhecimento e diversA?o. A programaA�A?o completa estA? disponA�vel no site do evento http://pintofscience.com.br/events/campos.

A ediA�A?o de 2018 acontecerA? em 21 paA�ses. No Brasil, 56 cidades irA?o participar. Entre elas, pela primeira vez, Campos dos Goytacazes. VA?rias instituiA�A�es de ensino se juntaram para promoverem ciA?ncia. A coordenadora local do “Pint of Science” a�� que em traduA�A?o livre poderia ser chamado “dose de ciA?ncia”a�� , Aline Intorne, e a coordenadora regional Ana Laura Boechat, se reuniram com a equipe do evento em um dos bares-sede do Festival. Pesquisadores puderam esclarecer dA?vidas sobre suas apresentaA�A�es cientA�ficas nos bares.

Os A?ltimos detalhes sobre o Festival acertados nesta reuniA?o (Foto: JoA?o Almeida)

Para pesquisadora Maria Cristina Gaglianone,A� biA?loga formada pela USP, mestre e doutora em Entomologia ,a�? o Festival A� um exercA�cio desafiadorA� e estimulante, de utilizar uma linguagem diferenteA� a do dia a dia de um pesquisador a�?.

Mauro Dias, Elias MendonA�a e Leonardo Maciel proprietA?riosA� do bar, foramA� unA?nimes ao dizer que o a�?Pint of Science A� uma oportunidade A?nica de levar ciA?nciaA� atA� o seus clientes de forma descontraA�da, e que issoA� nunca aconteceuA� em Camposa�? . Eles avaliaram com entusiasmo o interesseA� dos clientesA� em participar do festival.

O FestivalA� A� realizado por voluntA?rios queA� acreditam na ciA?ncia e querem que outras pessoas entendam que ela estA? em tudo. Foi pensando assim que empresA?rios fabricantesA� de cerveja artesanal em Campos, apostaram na ideia.

As palestras cientA�ficas serA?o em dois bares de Campos (Foto: JoA?o Almeida)

Em Campos, se apresentarA?o os pesquisadores e acadA?micos Thiago Wigg, Willian Delatorre, MarA�lia Molina, Maria Gertrudes Alvarez, GonA�alo ApolinA?rio, Maria Cristina Gaglianone,A� Bruno Esteves, AndrA� Taouil, Maria Cristina Canela, Samara Bernardo, Carlos Gicovate, Aline Intorne, MaurA�cio Escocard, MaurA�cio Calomeni, Olga Machado, Reginaldo Ferreira, Charles Vianna.

Os temas para cada dia de apresentaA�A?o nos bares sA?o a�?Cerveja sem mistA�rioa�?, a�?A vida e o climaa�?, a�?O contaminante nosso de cada diaa�?, a�?Obesidade: da saA?de A� sociedadea�?, a�?Ansiedade: uma distorA�A?o da realidadea�?, a�?Do som A� mA?sicaa�?.