×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Protesto em Atafona pede quebra-mar para conter o avanA�o das A?guas

Um grupo de moradores se manifestou para chamar a atenA�A?o das autoridades sobre o problema; veja o vA�deo

Geral
Por Redação
1 de maio de 2018 - 16h45

 

Moradores se juntaram para pedir providA?ncias A�s autoridades (Foto: DivulgaA�A?o)

Um grupo de pessoas percorreu as principais ruas do balneA?rio de Atafona, em SA?o JoA?o da Barra, nesta terA�a-feira (1), com faixas, A�cartazes e carro de som para protestar contra a falta de aA�A�es para conter o avanA�o do mar. A iniciativa tenta chamar a atenA�A?o das autoridades e da populaA�A?o para o problema que ocorre hA? dA�cadas na localidade. A manifestaA�A?o foi encerrada prA?ximo A� foz do Rio ParaA�ba do Sul, na praia de Atafona com discursos e palavras de ordem.

O movimento ganhou o nome de “Luto por Atafona” (Foto; DivulgaA�A?o)

Os participantes do ato utilizaram as redes sociais para tornar conhecido o movimento que foi batizado como a�?Luto por Atafonaa�?. Uma das integrantes, FlA?via GonA�alves, destacou que deseja Atafona viva. a�?Hoje comeA�ou a luta pelo quebra-mar em Atafona. Se os outros lugares podem fazer, entA?o em Atafona tambA�m pode. E para isso acontecer, devemos nos unir para que os governantes olhem por nA?sa�?, disse.

Outras pessoas tambA�m se manifestaram, como a moradora Simonia Assis: a�?Atafona precisa de alguA�m que se manifeste para fazer o melhor por ela. NA?o podemos deixar nada cair. Atafona merece o melhora�?, comentou. JA? outra manifestante, Nina Dantas, tambA�m lamentou a atual situaA�A?o do avanA�o do mar que tem destruA�do ruas e imA?veis: a�?A� muito triste ver as pessoas tentando uma soluA�A?o, mas nA?o tem resposta. O nosso povo nA?o agA?enta mais tanto sofrimentoa�?, frisou.

Nos cartazes, manifestantes pedem soluA�A?o (Foto: DivulgaA�A?o)

Em junho de 2017, moradores, turistas e representantes do governo municipal se juntaram para fazer um abaixo-assinado com objetivo de encaminhar um documento aos MinistA�rios das Cidades, IntegraA�A?o Nacional, CA?mara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A intenA�A?o era sensibilizar as autoridades para uma anA?lise emergencial para solucionar a situaA�A?o em Atafona e tambA�m na praia do AA�u, onde o avanA�o do mar tambA�m vem acontecendo.

A atual administraA�A?o tenta obter o licenciamento dos A?rgA?os ambientais para angariar recursos que possam tirar do papel um projeto jA? elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas HidroviA?rias (INPH) em Atafona, que poderia auxiliar na contenA�A?o do avanA�o do mar. TambA�m no ano passado, o presidente da CA?mara dos Deputados, Rodrigo Maia, recebeu cA?pia do projeto do INPH, alA�m de deputados e senadores que integram a bancada fluminense no Congresso Nacional, na tentativa captar recursos. Por enquanto, nA?o houve avanA�o polA�tico para resolver a questA?o. PorA�m, o mar, continua avanA�ando.

Assista ao vA�deo do protesto em Atafona:

https://www.youtube.com/watch?v=1Ti_JQrB5og