×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aftosa: vacinaA�A?o do gado de pequeno criador comeA�a nesta quarta-feira

A previsA?o da Prefeitura de Campos A� vacinar entre 23 mil e 24 mil animais de criadores com atA� 70 cabeA�as, atA� o fim do mA?s

Geral
Por Redação
1 de maio de 2018 - 15h03

VacinaA�A?o da febre aftosa (Foto: Ascom)

A campanha de vacinaA�A?o para gados contra a febre aftosa, vai comeA�ar em Campos, nesta quarta-feira (2), em uma propriedade rural no Assentamento Zumbi Um, nas imediaA�A�es da antiga Usina SA?o JoA?o, em Guarus. O evento comeA�a a partir das 9h, quando serA?o vacinados gados de pequenos criadores contra a febre aftosa. O trabalho da SuperintendA?ncia Municipal de Agricultura e PecuA?ria (SMAP), sem custos para o criador, comeA�a no mesmo dia do lanA�amento da 1A? Etapa da Campanha Nacional para mA�dios e grandes criadores em Campos, coordenado pela Defesa AgropecuA?ria Estadual.

A previsA?o da SMAP A� vacinar entre 23 mil e 24 mil animais de criadores com atA� 70 cabeA�as, atA� o final de maio. Destes, cerca de seis mil tambA�m receberA?o doses contra a raiva e a manqueira. Todos os animais devem estar registrados na Defesa AgropecuA?ria. Na segunda etapa da campanha contra aftosa, em novembro, apenas os animais com atA� 24 meses deverA?o ser vacinados.

Campos tem hoje cerca de 270 mil animais cadastrados na Defesa AgropecuA?ria Estadual, dos quais mais de 23 mil pertencem a criadores considerados a�?pequenosa�?. Grandes e mA�dios terA?o que comprar a vacina e providenciar a imunizaA�A?o, com acompanhamento da Defesa AgropecuA?ria.

O estado do Rio de Janeiro A� considerado a�?A?rea livre de febre aftosa com vacinaA�A?oa�? pelas autoridades sanitA?rias hA? mais de 20 anos. Os A?ltimos casos foram em 1997: um em MagA�, na RegiA?o Metropolitana, e outro em Itaperuna, no Noroeste.

*Ascom