×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Entrevista: uma certificaA�A?o de excelA?ncia

Grupo IMNE receberA? a AcreditaA�A?o, uma espA�cie de ISO da A?rea de SaA?de em um novo conceito de procedimento hospitalar

Geral
Por Redação
30 de abril de 2018 - 0h01

O Grupo IMNE, o maior grupo de medicina privado da regiA?o, que completou 43 anos, estA? empreendendo aA�A�es efetivas para receber o selo de AcreditaA�A?o, uma espA�cie de certificaA�A?o ISO da SaA?de. O processo de preparaA�A?o e treinamento sobre gestA?o da qualidade vem ocorrendo desde 2013, culminando com a avaliaA�A?o organizacional realizada no comeA�o no ano passado, e estA? em fase de implementaA�A?o dos requisitos necessA?rios. A diretora administrativa do grupo, Martha Henriques, disse que o selo de AcreditaA�A?o requerido junto a ONA a�� uma prestigiosa certificadora a�� muda o perfil de quase todos os procedimentos dos serviA�os do IMNE. Para obter a AcreditaA�A?o A� preciso treinar todos os colaboradores, em especial todos os vinculados diretamente a A?rea da assistA?ncia, como mA�dicos, enfermeiros, farmacA?uticos, fisioterapeutas, etc, o que vem acontecendo desde o ano passado.

Segundo ela, A� um investimento caro, porA�m, necessA?rio a�� a�?o grupo investe tanto em equipamentos de A?ltima geraA�A?o quanto em seu corpo funcionala�?. E os investimentos vA?o continuar porque, segundo ela, em se tratando dos avanA�os da medicina, a�?o ontem passou a ser antigamentea�?.

Aos 43 anos o Grupo IMNE estA? prestes a receber o selo de AcreditaA�A?o. O que vem a ser isso?

A� uma certificaA�A?o da qualidade dos serviA�os de SaA?de. Ela A� concedida A�s instituiA�A�es de saA?de que atendem aos critA�rios de seguranA�a, incluindo os aspectos estruturais e de gestA?o. Realmente A� uma certificaA�A?o ambicionada por todos os grandes grupos de saA?de do paA�s e do mundo. A entidade que certifica A� tA?o rigorosa na cobranA�a de cada item, que a certificaA�A?o tem que ser renovada anualmente. Essa A� uma certificaA�A?o da A?rea de SaA?de.

Seria uma espA�cie de certificaA�A?o ISO da SaA?de?

Exatamente isso. Neste caso, a certificaA�A?o chama-se AcreditaA�A?o e pode ser conferida por apenas quatro entidades no mundo, todas bastante rigorosas. Um certificado de AcreditaA�A?o ilustra a excelA?ncia do trabalho na A?rea da SaA?de, excelA?ncia que buscamos hA? quase quatro dA�cadas e meia, e que podemos dizer que alcanA�amos, mas em SaA?de as coisas mudam muito rA?pido e por isso esse certificado de AcreditaA�A?o tem que ser renovado todos os anos. Isso significa que estaremos constantemente perseguindo a excelA?ncia.

E como A� o processo para se obter essa certificaA�A?o?

A� um processo complexo. Iniciamos, desde o ano passado, atravA�s do Instituto Brasileiro para ExcelA?ncia em SaA?de (IBES), o processo que implica em fazermos toda a parte de avaliaA�A?o e o diagnA?stico organizacional do Grupo IMNE para a identificaA�A?o de cada ponto a ser implantado, adequando aos critA�rios do manual da certificadora.

VocA? disse que sA?o quatro no mundo. Qual foi a certificadora escolhida pelo Grupo IMNE? E por que a escolha?

Optamos pela OrganizaA�A?o Nacional de AcreditaA�A?o (ONA), a A?nica brasileira. Ela foi criada em 1999 para avaliar e certificar a qualidade dos serviA�os de SaA?de pA?blicos e privados do paA�s. Tem como base um conjunto de normas e padrA�es definidos pelo Sistema Brasileiro de AcreditaA�A?o e pelo Manual Brasileiro de AcreditaA�A?o. O foco da certificaA�A?o A� a melhoria de todo o sistema de atendimento, beneficiando, especialmente, nossos pacientes.

Optamos pela ONA, como disse, por ser brasileira e neste caso o seu manual estA? em consonA?ncia com a AgA?ncia Nacional de SaA?de (ANS). A ONA tem um grande conceito e atua tambA�m fora do Brasil.

Como esse certificado aumenta o status do Grupo?

AlcanA�amos uma maturidade e A� preciso uma permanente reciclagem. Aqui no Grupo estamos fazendo a primeira fase que A� o mA?dulo de seguranA�a do paciente. Isso significa um protocolo de acesso, com a identificaA�A?o total do paciente, para evitar eventos adversos, estando, tambA�m, em sintonia com as orientaA�A�es e programas do MinistA�rio da SaA?de.

Fale sobre a identificaA�A?o do paciente.

Estamos adotando um protocolo para identificaA�A?o ideal de cada paciente. Teremos pulseiras com cA?digos de barra que serA?o colocadas no paciente tanto na fase de urgA?ncia/emergA?ncia quanto nas internaA�A�es eletivas com trA?s parA?metros. Vamos identificar o paciente alA�m do nome. SA?o precisos dois outros parA?metros na emergA?ncia porque na internaA�A?o a identificaA�A?o serA? completa. Com esse processo, vamos evitar o papel. Isso significa, na 2A? fase, a automaA�A?o do atendimento ao paciente para que nA?o ocorra dA?vida em nenhum nA�vel. Na codificaA�A?o, entre outras informaA�A�es, estarA? inclusive o receituA?rio.

VocA? falou em trA?s nA�veis. Quais sA?o?

O modelo de acreditaA�A?o hospitalar da ONA A� a divisA?o em trA?s nA�veis, o que permite A� instituiA�A?o se adaptar gradativamente. O primeiro nA�vel, intitulado a�?Acreditadoa�?, contempla instituiA�A�es que atendem aos critA�rios de seguranA�a do paciente em todas as A?reas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O segundo nA�vel, a�?Acreditado Plenoa�?, A� concedido A�s organizaA�A�es que, alA�m de atender aos critA�rios de seguranA�a, apresentam gestA?o integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicaA�A?o entre as atividades. Ambas as certificaA�A�es sA?o vA?lidas por dois anos. O terceiro nA�vel, a�?Acreditado com ExcelA?nciaa�?, tem como princA�pio a excelA?ncia em gestA?o. AlA�m de cumprir os requisitos dos nA�veis um e dois, precisam demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contA�nua, com maturidade institucional.

Um trabalho que requer muito comprometimento, correto?

Perfeito. Neste sentido teremos o passo a passo do paciente em todas as unidades. Cada procedimento que ele realizar, serA? sem margem de erro.

Como treinar a equipe para esse novo tempo?

O Grupo IMNE estA? promovendo o ACLS a�� Curso de UrgA?ncia e EmergA?ncia. Esse curso, o Advanced Cardiovascular Life Support , ou seja, Suporte AvanA�ado de Vida Cardiovascular e CustomizaA�A?o Modular de Boas PrA?ticas em Via A?rea A� destinado a mA�dicos e enfermeiros. HA? cada dois anos estes cursos precisam ser atualizados.

Dessa forma, estaremos capacitando e certificando nossa equipe de profissionais no primeiro atendimento na emergA?ncia.

A� notA?rio que o Grupo IMNE sempre investiu em equipamentos de A?ltima geraA�A?o, mas fica claro que investe tambA�m nos seus profissionais, como mA�dicos, enfermeiros, farmacA?uticos, etc.

Os equipamentos sA?o importantes, mas sA? pela tecnologia nA?o terA�amos a AcreditaA�A?o, esse certificado A� que eleva o nosso status na A?rea de SaA?de Privada. Treinar os mA�dicos, enfermeiros e toda equipe interdisciplinar A� o que sempre fizemos e por isso temos orgulho dos nossos profissionais, que atuam em quase todos os segmentos da medicina. Nos nossos auditA?rios realizamos regularmente cursos e treinamentos para o nosso corpo funcional. Posso dizer que A� um investimento elevado mas necessA?rio e nos orgulhamos de fazA?-lo, porque tambA�m desta forma garantimos aos nossos clientes/pacientes a aplicaA�A?o, atravA�s dos nossos colaboradores, valores que nos sA?o essenciais como excelA?ncia, respeito, sensibilidade, trabalho em equipe, confiabilidade e seguranA�a.

E os investimentos continuam?

Sempre. Na medicina moderna aprendemos que o ontem jA? A� antigamente. Fizemos investimentos criando o LaboratA?rio XY, que tem um profissional PhD em engenharia genA�tica e A� um laboratA?rio que realiza exames nas A?reas de biologia molecular e genA�tica.
Inauguramos em 2017 o IMNEC (Instituto de Medicina Nuclear de Campos) com equipamento pioneiro na regiA?o, o Spect CT, que reA?ne a tecnologia da Cintilografia e Tomografia em um mesmo exame.

Em junho de 2018, apA?s a capacitaA�A?o de toda a equipe, estaremos inaugurando a Unidade de Dor TorA?cica, que A� reconhecida como uma nova forma de assistA?ncia emergencial, aprimorando o manejo dos pacientes com dor torA?cica ou qualquer outro sintoma sugestivo de sA�ndrome coronariana aguda.

Todos esses novos investimentos sA?o a maior prova que crescer, sempre em busca da excelA?ncia, estA? no DNA do Grupo IMNE.