×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

“InvasA?o Vingadores” leva cinema e quadrinhos ao Shopping Boulevard

FA?s de jogos de tabuleiro, vA�deo games e cosplay tambA�m tiveram espaA�o em evento para todas as idades

Campos
Por Marcos Curvello
29 de abril de 2018 - 17h19

Painel sobre os 10 anos do Universo Marvel no Cinema. (Foto: Marcos Curvello)

O Shopping Boulevard, em Campos, foi invadido, neste sA?bado (28), por super-herA?is, fans de quadrinhos, roteiristas, ilustradores e aficionados por cultura pop em geral. Tudo parte e resultado da programaA�A?o da “InvasA?o Vingadores”, em comemoraA�A?o ao lanA�amento de “Guerra Infinita” terceiro filme da mais famosa equipe da Marvel.

O evento, promovido pelo Club Conectat em parceria com o centro de compras, contou com uma sA�rie de espaA�os e atraA�A�es organizados em torno da arena onde aconteceu um painel sobre os 10 anos do universo cinematogrA?fico da Casa das Ideias.

Divido em duas partes, o debate foi conduzido por integrantes dos grupos Quarto Mundo, que discutiram os filmes lanA�ados durante os cinco primeiros anos desta trajetA?ria, e Cabruncas Nerds, que falaram sobre os cinco anos seguintes.

A conversa passou por cada um dos 18 filmes lanA�ados pelo Marvel Studios antes da estreia de “Guerra Infinita”, no A?ltimo dia 26, e o espaA�o, pensado para sessenta pessoas, ficou lotado por gente de toda idade, que queria saber um pouco mais sobre seus herA?is favoritos.

Cosplayers fantasiados como o Homem-Aranha Ultimate, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Homem Formiga e Pantera Negra. (Foto: Marcos Curvello)

“O Universo Marvel A� muito rico. Cada filme apresenta uma caracterA�stica diferente, uma abordagem diferente. Discutimos as mudanA�as que o gA?nero sofreu ao longo destes 10 anos e falamos sobre a grande caracterA�stica deste universo, que A� a maneira como ele se interliga. Para a gente, que acompanha, A� um presente. Um sonho de crianA�a realizado”, afirma Stefano Marques, do Quarto Mundo, um grupo de amigos campistas apaixonados por quadrinhos que mantA?m um canal no Youtube.

JA? Ana Carolina, integrante do grupo Cabruncas Nerds, que reA?ne meninas e mulheres amantes de cultura pop, afirma que a ideia A� falar do passado para promover uma discussA?o sobre o futuro da franquia.

“Fizemos uma retrospectiva de fatos e eventos importantes do Universo Marvel no cinema para as pessoas se inteirarem e discutirmos sobre o que esperar de ‘Guerra Infinita’, que acaba de chegar”, disse, completando: “queremos, tambA�m, que as meninas que gostam de cinema e quadrinhos conheA�am as Cabruncas Nerds e se sintam acolhidas. A gente estA? no meio nerd junto com todo mundo”.

Mas nA?o foi sA? isso. Enquanto o painel acontecia, a Taverna Pirata reunia os fA?s de jogos de tabuleiro e curiosos em partidas dos mais variados tA�tulos variados que compA�em o acervo da luderia, que vai de “Castle Ravenloft”, baseado no tradicional cenA?rio de horror do clA?ssico RPG “Dungeons & Dragons”, a Dobble, jogo baseado em reflexo e memorizaA�A?o, passando por “Hero Realms”, jogo de cartas com temA?tica de fantasia medieval.

O Beco dos Artistas, com cartunistas, ilustradores e designers. (Foto: Marcos Curvello)

No Beco dos Artistas, estavam reunidos quadrinistas, designers, cartunistas e ilustradores, mostrando e comercializando seu trabalho e dando dicas para quem quer entrar neste mundo. Entre eles, Tariq, do Queijozilla, Denis Mello e Rapha Pinheiro, cujo trabalho integrou uma das Omelete Boxes, mistery box do site de entretenimento Omelete. Mas estavam presentes, tambA�m, talentos da planA�cie, como o jornalista e quadrinista CA?ssio Peixoto.
“Nossa proposta A� chamar a atenA�A?o para os jogos de tabuleiro, que, hoje, contam com uma pegada mais moderna. Queremos chamar as pessoas para perto e mostrar que do jogador mais experiente ao novato, todos tA?m espaA�o no hobby. HA? uma gama muito grande de jogos, capazes de agradar a adultos e crianA�as. A� uma cultura que vem se fortalecendo na cidade de Campos”, diz Alan Pereira FabrA�cio, da Taverna do Pirata.

Interessados em video games e cosplay a�� pratica de se fantasiar como personagens de quadrinhos, desenhos animados, filmes e jogos a�� tambA�m tiveram espaA�o na programaA�A?o. Um grupo fantasiado de herA?is conhecidos, como Homem de Ferro, Homem-Aranha, Pantera Negra e Homem Formiga, circulava pelo local, chamando a atenA�A?o e posando para fotos.

Segundo o co-fundador do Club Conectat, Fernando Linhares, a estimativa de pA?blico A� de cerca de trA?s mil pessoas. “Temos uma fan base surgindo aA�. Temos mais de mil curtidas na pA?gina e queremos crescer exponencialmente”, diz.

Para isso, outros “InvasA�es” jA? estA?o nos planos.

“Fizemos, em dezembro, o ‘InvasA?o GalA?tica’, para celebrar o lanA�amento de ‘Star Wars: Os A?ltimos Jedi’, e agora estamos fazendo a ‘InvasA?o Vingadores’. Agora, estamos planejado o ‘InvasA?o FantA?stica’, para o lanA�amento de ‘Animais FantA?sticos e Onde Habitam 2’, da franquia Harry Potter. Mas nA?o A� sA? isso. Temos um calendA?rio de eventos atA� o final do ano”, alerta.