×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Inscrições para cursos técnicos e de graduação do IFF terminam nesta sexta

São 680 vagas para cursos técnicos e outras 354 para graduação em várias cidades da região

Região
Por ASCOM
25 de abril de 2018 - 14h47

Inscrições para cursos seguem até sexta-feira (Foto: Divulgação IFF)

Os interessados em concorrer a uma das vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF) têm até a próxima sexta-feira, dia 27 de abril de 2018, para fazer a sua inscrição, no endereço www.selecoes.iff.edu.br, ou presencialmente, no campus ofertante do curso.

Para os Cursos Técnicos de Nível Médio, são ofertadas 680 vagas para os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã e o Campus Avançado São João da Barra. Os cursos ofertados são na modalidade Concomitante – para aqueles que tenham concluído o Ensino Médio ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2.º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente – e Subsequente – que tenham concluído o Curso Técnico de Nível Médio ou o Ensino Médio (antigo 2.º grau), ou que possuam Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Os cursos são diversos, entre eles: Eletromecânica, Química, Edificações, Telecomunicações e Enfermagem.

Já para os Cursos de Graduação, são ofertadas 354 vagas nos campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Há vagas para diversos cursos, entre eles: Engenharia de Computação, Teatro, Matemática, Manutenção Industrial, Música e Sistemas de Informação.

Uma novidade importante em relação ao Vestibular são as mudanças em alguns critérios de avaliação. “Da 1.ª para a 2.ª fase, estará classificado o candidato que não zerar em nenhuma das áreas do conhecimento e que obtiver a nota mínima 10, de 50 questões. Na 2.ª fase, a partir deste processo, o candidato faz exclusivamente a redação – com exceção dos cursos que tem aptidão ou habilidade específica –, e no resultado final, cada campus e curso atribui o peso à pontuação de acordo com as áreas do conhecimento. Então, o resultado final é feito somando a pontuação obtida pelo candidato, multiplicada pelo peso por área do conhecimento daquele curso em que ele se inscreveu”, explica Marcelo.

Para fazer a inscrição em qualquer uma das seleções, é necessário ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, Documento Oficial de Identificação com foto próprio, e e-mail; pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 25 (Processo Seletivo) ou R$ 65 (Vestibular), por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no momento da inscrição; e observar atentamente as orientações dos Editais N.º 57/2018 e N.º 58/2018.

As provas objetivas dos Cursos Técnicos e da 1.ª fase do Vestibular serão aplicadas no dia 10 de junho de 2018; já a 2.ª fase do Vestibular será realizada no dia 08 de julho.

Todas as informações estão disponíveis em www.selecoes.iff.edu.br, mas o candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: atendimentoaocandidato@iff.edu.br.