×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto doa perucas para crianças e adultos com câncer

Iniciativa "Sawanna por todos" foi criada após história da criança que mobilizou a cidade

Saúde
Por Redação
24 de abril de 2018 - 10h11

(Foto: Silvana Rust)

“Eu perdi a minha filha, mas não perdi a batalha. A luta continua por aqueles que estão vivos”. Há um ano e quatro meses, a vida da empresária Lena Souza não é mais a mesma. Em setembro de 2016, a pequena Sawanna, de 7 anos, morreu após um longo período de tratamento contra uma leucemia linfoide aguda. Este momento dolorido e de muita saudade serviu de força para a mãe de outras duas garotas retribuir quem a ajudou em tempos tão difíceis. Desde então, foi criado o projeto para doação de perucas, chamado “Sawanna por todos”, que faz parte do instituto que também leva o nome da menina, e carrega uma história que marcou a população campista.

Lena conta que as perucas são doadas para crianças, principalmente, e adultos com câncer. Até o momento foram entregues mais de 160 delas. O trabalho é grande, mas ela garante que a retribuição é ainda maior. Só no mês de abril já foram feitas quatro ações sociais para corte de cabelos ou entrega de perucas.

“O projeto tem como objetivo principal arrecadar fios de cabelo para a confecção de perucas. Eu tenho ajuda da Kelly, que é cabeleireira e realiza o trabalho de forma voluntária. As perucas são doadas, não há nenhum tipo de custo para quem recebe. Nós entregamos de 10 a 15 perucas por mês, não só para pacientes de Campos, mas também de outras cidades, como Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana e Itaperuna”, conta.

Para ser contemplado, o interessado deve apresentar um documento comprovando que é portador da doença, além de preencher um formulário com os dados para contato. Quem vai receber a peruca, após a análise das fichas, fica ciente do prazo de 15 dias, necessários para a confecção. A iniciativa também oferece cortes de cabelo gratuitos para aqueles que não têm condições de pagar.

Dificuldades

Na confecção de uma peruca são necessários sete cortes de cabelo ou até 380 gramas do material. A empresária explica que todos os tipos de cabelo são aceitos na doação e que os fios não precisam ser virgens. Atualmente, o projeto esbarra com duas grandes dificuldades: a falta de telas, onde são costurados os fios, e a necessidade de uma máquina utilizada para o acabamento da peruca.

“Nós utilizamos apenas a máquina da Kelly para a produção das perucas. Uma nova custa cerca de 8 mil reais e estamos torcendo para conseguirmos alcançar mais esse sonho e expandir cada vez mais o projeto”, conta Juarez Araújo, marido de Lena e pai da Sawanna.

O casal pede ajuda à população na doação não só de fios de cabelos, mas também de turbantes, para os pacientes que não se adaptam as perucas, além da tela utilizada na confecção. Eles convidam a todos que queiram fazer doações a entrar em contato, através das redes sociais com o nome do projeto ou no endereço Avenida José Alves de Azevedo, número 317, ao lado do Hospital Plantadores de Cana, no Centro da cidade.

“É um sentimento de gratidão por tudo que a população de Campos fez por minha filha e assim poder contribuir de alguma forma. Quando eu mais precisei, fui abraçada e acolhida por todos. Pela Sawanna, nós batemos o recorde de doações de sangue em um dia, no Hemocentro, através de uma campanha nas redes sociais. As pessoas chegarem até você, perdidas, sem saber o que fazer, a quem procurar, às vezes por falta de informação e eu podendo ajudar é recompensador. A minha gratidão hoje é saber que eu vou poder colaborar de certa forma com o sorriso de alguém ao receber uma peruca”, revela.