×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mostra fotográfica sobre usinas na Villa Maria

O fotógrafo Wellington Cordeiro volta a expor durante a 1ª Semana de Arte da Casa de Cultura

Cultura
Por Redação
24 de abril de 2018 - 18h43

Queimadas nos canaviais retratadas (Foto:Wellington Cordeiro)

Acontece até sábado (28), a 1ª Semana de Arte da Casa de Cultura Villa Maria. Entre as atrações, uma mostra fotográfica foi preparada pela instituição e pelo Polo de Arte na Escola, da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Depois de anos sem expor, o fotógrafo Wellington Cordeiro retoma com a exposição “Usina”, um tema que lhe é bastante caro e conhecido, pois pesquisou durante um bom tempo sobre o que restou da indústria canavieira campista. Passado e presente se misturam nas imagens capturadas por ele.

Para o fotógrafo, é uma boa oportunidade estar de volta com esse trabalho. “Trata-se do recorte de um trabalho que fiz, um levantamento do que restou da era da cana de açúcar, com seus escombros de usinas e torres eretas que resistem ao tempo”, destaca.  Esta mostra específica durante a 1ª Semana de Arte da Casa de Cultura Villa Maria funciona na antiga fonoteca do prédio, com visitação liberada durante todo o dia e variada programação.

Wellington Cordeiro completa 30 anos de fotografia em 2018 (Foto: César Ferreira)

Wellington Cordeiro conta que selecionou as fotos que faziam parte de uma outra exposição, e adaptou para o evento da Villa Maria.  “Como o espaço não comportava todo o material, fiz uma escolha especifica de usinas de açúcar. Estarei no local em alguns momentos para explicar sobre a pesquisa e as imagens retratadas”, avisa.  O fotógrafo está completando 30 anos de profissão Voltar a expor também é uma forma de comemoração.

 

Usina Cambaíba em ruínas (Foto: Wellington Cordeiro)