×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Confira as notícias da semana na coluna do Balbi

Os assuntos de maiores destaques nacionais e internacionais

Campos
Por Coluna do Balbi
23 de abril de 2018 - 0h01

Mais de quatro décadas revolucionando

O Grupo IMNE, que está comemorando 43 anos na condição de um dos maiores grupos de medicina privada do estado, não é daqueles de ouvir o mantra do “parabéns pra você”. Ele prefere trabalhar para que pessoas tenham muitos anos de vida e com qualidade. Em quase quatro décadas e meia é o que o IMNE tem feito, e muito bem feito.

Lançamento

Onde você vai morar no futuro? Bem, está a venda um Jazigo Perpétuo no cemitério do Caju. O vendedor diz que a área é nobre, na cobiçada área B, com frente para a avenida XV de Novembro. O vendedor garante ainda que a documentação está ok e que a sepultura está desocupada. O preço do imóvel à vista é de R$ 15 mil, e não existe nenhum tipo de taxa adicional para a compra do imóvel.

Da terra

O economista campista radicado no Rio de Janeiro, Jair Pereira Filho, é um dos administradores do mais gordo fundo de pensões do país que é o da Eletrobras onde se encaixa também Furnas. Desde o tempo do mensalão, o fundo está imune aos enrolos. Jair, que tem livros publicados, é considerado um dos mais sérios economistas do país, sendo especializado em Economia Asiática. Sabe tudo que acontece, por exemplo, na China.

Aeroporto remodelado

A prefeitura de Campos contratou os serviços das empresas paulistas Infra e Concremat, para elaboração de um projeto de remodelação total do aeroporto Bartolomeu Lysandro. As duas empresas, e mais uma terceira, trabalham na forma de um consórcio. O estudo está em fase de tratamento final e deverá ser entregue no início de maio. A partir daí a prefeitura deverá publicar um novo edital de licitação para a exploração do aeroporto, desta vez, repaginado.

Dia da tontura

Neste domingo, 22 de abril, todos diriam acertadamente que é data do descobrimento do Brasil. Perfeito. Mas o que pouca gente sabe é que também neste dia 22 de abril é celebrado o Dia da Tontura, que esse ano terá como slogan “Pare de falar Labirintite”. A coisa é mais que séria e tem a chancela da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Vale a pena fazer uma consulta ao seu médico.

Em família

O empresário Renato Abreu, que é o entrevistado desta semana aqui no jornal, está na fazenda do Sertão neste feriadão. Mas um pouco adiante, em uma outra fazenda sua, a da Pedra, ele reuniu neste fim de semana toda a família Abreu, de diversas gerações, com primos vindos de várias partes do país. Festeiro como só ele, Renato diz que essa reunião é de calendário. Vale conferir a entrevista quando, pela primeira vez, ele fala da possibilidade de participar de algum projeto no Porto do Açu.

Mulheres morrendo

Dos quase 80 homicídios registrados em Campos do início do ano até agora, três vítimas foram mulheres. Parece um número insignificante, mas é emblemático. Isso porque, pelo que consta até agora, nenhum dos três teria como motivação a passionalidade. Em outros tempos, 99% dos homicídios contra as mulheres eram por motivação passional, o que ainda, de certa forma, ocorre um pouquinho, infelizmente.

Caso Patrícia

Como essa coluna adiantou no curso da semana na versão online do Terceira Via, o juiz da 1ª Vara Criminal de Campos marcou para o pró- ximo dia 20 de junho o julgamento dos suspeitos de terem matado a analista Judiciária Patrícia Manhães Gonçalves, em 2016. Entre os réus está o seu marido. A defesa queria o desaforamento do processo, ou seja, que o julgamento acontecesse em outra Comarca, mas o juiz Bruno Rodrigues Pinto indeferiu o pedido.

On the rocks

A bandidagem do Rio está transformando as Forças Armadas em um grupo de escoteiros. Na semana passada, um caminhão cheio de uísque importado foi roubado. Dizem que as transportadoras, para enganar os ladrões, estão escrevendo nos caminhões “transporte de gelo”. E que neste caso, os bandidos foram atrás. afinal, seguindo o gelo, vão encontrar o caminhão do uísque. Na Penha, no Rio, os distribuidores de carne importada estão transportando a mercadoria para os restaurantes em caminhões da Brink´s climatizado para a missão.

Tudo joia

A campista Maria Lúcia Barbosa, que mora entre São Paulo e Belo Horizonte, sendo considerada uma das mais importantes designer de joias do país, vai participar de um projeto bacana. Ela foi convidada pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, igualmente renomado, para um projeto que será ambientalizado em Mariana (MG), cidade destruída pela lama tóxica, no maior acidente ecológico do país. Ela vai produzir joias com o barro de Mariana que serão usadas em um ensaio pelas moradoras da cidade que desapareceu. Maria Lúcia tem um trabalho internacionalmente conhecido por fazer joias de todos os tipos entre eles em argila – barro – misturada com ouro. Ela manda avisar que está com saudades de Campos e mal sabe que Campos está com saudade dela.

Novas regras

A Petrobras estabeleceu novas regras de contratação de fornecedores da estatal, que entram em vigor para todo o país a partir de 15 de maio. “O entendimento do novo regulamento é fundamental para que as empresas estejam aptas a participar das licitações e ampliar o volume de compras no estado do Rio”, afirmou Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Federação. Executivos da Petrobras explicam que as mudanças, que são fruto da Lei 13.303/16, que veda estatais, sociedades de economia mista e suas subsidiárias a realizarem compras por meio de convite direto a fornecedores. A partir de agora, todas as contratações serão realizadas por meio de licitação pública, obedecendo ao rito de pregão e aos modos de disputa aberto, fechado e o combinado.

Em bom estado

Francisco Dornelles revelou os seus hábitos para, aos 82 anos, encarar a crise do Rio, pois muitas vezes assumiu interinamente. O cara faz pilates, natação, caminhadas. Isso que é governador em exercí- cio. O Estado do Rio está quase morto, mas o seu governador eventualmente interino, apesar da idade, está em bom estado.

Enforcados

Sábado passado foi feriado. Alguém aí ouviu falar em Tiradentes naquele dia? No meu tempo, o herói nacional merecia reverências históricas. Acontece que ele estava se lixando para a independência. A bronca era com a chamada derrama, os impostos altos. E esse exemplo não interessa ao governo que nos enforca todos os dias.

Cerco

Ter um programa de combate e prevenção a fraude passou a ser requisito para as empresas de órtese e prótese que desejam fechar contratos com instituições privadas de saúde do Rio de Janeiro. A carioca Endo-Tec saiu na frente e implementou um programa de integridade. Criou um canal de denúncias e um manual anticorrupção. Para o desenvolvimento corporativo ético e transparente. O diretor Marcus Gebara implantou o “compliance” para formalizar diretrizes e certificação junto aos convênios. Um dos casos de corrupção mais famosos no setor da saúde foi chamado de “a máfia das próteses”, em que planos de saúde e o SUS pagavam por produtos superfaturados e até mesmo por cirurgias indicadas sem necessidade.