×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: sem solução, vazamento de esgoto dura 15 anos em Guarus; concessionária não se pronuncia

Moradores da Rua Antonino Neves, no Jardim Carioca, afirmam que o problema piora em dias de chuva

Campos
Por Redação
20 de abril de 2018 - 19h34

O vazamento de esgoto afeta moradores no Jardim Carioca (Foto: Divulgação)

O transtorno é o mesmo há quase duas décadas. Constantemente, quem mora ou passa pela Rua Antonino Neves, no bairro Jardim Carioca, é obrigado a enfrentar mau cheiro, sujeira, insetos e dificuldades de caminhar no local. Tudo devido a um vazamento de esgoto que, segundo alguns moradores, começou em 2003. Eles já pediram várias providências à empresa Águas do Paraíba, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto, mas ainda não tiveram a resolução do problema.

Uma moradora identificada como Fatima Ferreira, diz que se mudou para o Jardim Carioca em 2003, e de lá para cá, o vazamento de esgoto na rua persiste. “Fica pior em dias de chuva, pois a lama escura e contaminada se mistura às águas empossadas. Aqui também tem problema de alagamento frequente. E nem precisa chover muito para a rua inundar.

O vazamento de esgoto acontece próximo à Escola Estadual Benta Pereira, onde estudam centenas de alunos. Vizinhos à escola contaram que a direção da instituição de ensino chegou a inspecionar a rede de esgoto do prédio, mas constatou que o vazamento não é provocado pela tubulação interna, e que o problema estaria em outro ponto ainda não identificado. “A gente vê e sente o problema. Busca solução com as autoridades, mas há 15 anos não conseguimos uma solução”, afirma o aposentado José Lindolpho.

Para tentar sensibilizar os órgãos públicos municipais, uma moradora gravou um vídeo e o compartilhou nas mídias sociais digitais. “É uma forma de denúncia e de protesto”, afirmou uma internauta que repostou as imagens do esgoto a céu aberto no local.

A empresa Águas do Paraíba foi procurada pela reportagem, mas ainda não se pronunciou.Mas a Prefeitura de Campos informou que, por se tratar de vazamento na rede de esgoto, é necessário que a concessionária responsável pelo serviço compareça ao local para resolver a situação.  A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana mantém contato permanente com a concessionária e, após resolvida a questão do vazamento, caso seja identificada necessidade de ação pelo órgão, as medidas necessárias serão tomadas

Veja o registro em vídeo da moradora: