×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Documentário sobre Mercado Municipal, será apresentado no IFF nesta terça

Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo produziram o filme

Cultura
Por Redação
24 de abril de 2018 - 15h54

Antiga foto do histórico Mercado Municipal de Campos (Foto: Divulgação)

Acontece, às 19h, desta terça-feira (24), a apresentação de um documentário que aborda os problemas sobre os prédios tombados da cidade, além de obras inconclusas como a do anexo ao Mercado Municipal.

O evento foi pensado após  publicações recentes do Jornal Terceira Via sobre o assunto, por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense.

A apresentação será no auditório Cristina Bastos, no Campus Centro, com exibição do filme “Mercado Municipal: um patrimônio campista em disputa”, seguido de debate.

(Foto: Silvana Rust)

Obra inacabada do Camelódromo ao lado do Mercado (Foto: Silvana Rust)

O evento atende à necessidade de discutir a importância do patrimônio histórico material e imaterial de Campos, além de promover a interação de futuros arquitetos e urbanistas com os diversos profissionais e instituições envolvidos com o desafio da preservação e do tombamento de prédios importantes para a história do município. O documentário envolveu alunos e professores do curso oferecido pelo IFF, além de historiadores, jornalistas, fotógrafos e memorialistas da cidade.

O documentário narra os conflitos que envolvem o Mercado Municipal e as construções vizinhas. Uma delas é o espaço destinado ao Shopping Popular Michel Haddad, também chamado de camelódromo. A obra foi iniciada e interrompida ainda na gestão de Rosinha Garotinho. Para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, é importante envolver a sociedade campista no debate acerca do Mercado Municipal e de outros prédios tombados pelo Coppam. “Os campistas precisam participar da discussão, principalmente os comerciantes do local”, acredita o estudante do sexto período de Arquitetura, Mário Ribeiro Neto, que também atuou como participante do documentário “Mercado Municipal: um patrimônio campista em disputa”.

Leia mais:

Abaladas estruturas: prédios históricos amargam deterioração

Obras inacabadas e acabando

Veja o trailer do documentário: