×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Esforço de pais e alunos contra transferência do Thiers Cardoso chega à Alerj

Pedido de aluguel de prédio para alocar estudantes é publicado no D.O. da Assembleia Legislativa

Campos
Por Redação
17 de abril de 2018 - 16h40

Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso foi fechado para obras (Foto: Reprodução)

A luta dos pais e alunos do Colégio Estadual Thiers Cardoso, em Campos, para permanecerem na escola chegou até a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O Diário Oficial da Casa publicou esta semana a indicação feita pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PRP) ao secretário estadual de Educação, Wagner Victer, para que o governo alugue um imóvel próximo ao Thiers Cardoso, localizado no Parque Tarcísio Miranda, que foi fechado para reformas. Os 1.080 alunos foram transferidos há um mês para o Ciep Doutor Nilo Peçanha, na Lapa, e comunidade escolar reclama da distância. Enquanto o impasse continua, parte dos alunos transferidos segue sem frequentar a nova escola.

Com a publicação feita na segunda-feira, 16, Bruno agora vai reforçar a solicitação ao secretário e pretende, inclusive, agendar uma audiência. A reforma do prédio está prevista pelo governo para acontecer entre maio e setembro e Bruno defende que até a conclusão da obra seja destinado um outro espaço.

“Fui procurado pela comunidade escolar não só do Thiers Cardoso, mas do Ciep da Lapa também. Foi um arranjo ruim, uma decisão equivocada do governo, e isso para os alunos das duas instituições. Temos acompanhado de perto essa situação e vou pedir ao secretário Wagner Victer que nos receba para que possamos relatar o caso e mais uma vez reivindicar o aluguel de um imóvel”, disse o deputado.

Uma das diretoras do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Graciete Santana, disse que a transferência desagradou tanto aos pais e alunos do Thiers quanto aos do Ciep da Lapa. “O Ciep da Lapa já tinha problemas para atender à sua própria demanda, com cerca de mil alunos. Isso, obviamente, piorou com a chegada de mais 1.080 alunos do Thiers”, comentou Graciete.

Ainda segundo a diretora do Sepe, é alto o índice de alunos que frequentavam a escola do Parque Tarcísio Miranda que não vão às aulas no colégio da Lapa. “A maioria permanece em casa”, finalizou.

Leia também: Pais e alunos do Thiers Cardoso interditam 28 de Março em protesto por fechamento da escola

Veja também: Vídeo: obra na escola Thiers Cardoso deverá sair do papel