×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Praia de Santa Clara receberá obras emergenciais após fortes chuvas

O serviço está previsto para durar uma semana e visa o escoamento da água empossada

Região
Por ASCOM
10 de abril de 2018 - 9h34

Foto: Secom

Após reunião na manhã de segunda-feira (9) com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de secretarias municipais, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, determinou o início imediato de obras emergenciais em Santa Clara. As intervenções visam o escoamento da água empossada, após as fortes chuvas registradas no município no mês passado.

Através da análise de possíveis soluções, levantamentos topográficos e de imagens dos locais, a decisão foi a abertura de uma vala. O serviço está previsto para durar uma semana e será acompanhado por agentes da Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi), responsáveis pelo fluxo de veículos na região.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Aldo Júnior, a abertura terá cerca de cinco quilômetros e será na margem direita da Rodovia Donato Barros de Menezes, entre o Hotel São Francisco e a beira da praia. Conforme ele esclareceu, parte da vala já existe e será desassoreada.

De acordo com o superintendente regional do Inea, Renê Justen, se não fosse realizado nenhum trabalho no local o processo natural para a água baixar levaria em torno de 100 dias. Ele explicou que os índices pluviométricos registrados em março são cíclicos e acontecem em média a cada 10 anos.

A prefeita Francimara destacou que devido à complexidade da situação foi necessário um levantamento detalhado acerca do que poderia ser feito. “A partir de agora, atuaremos para que a solução aconteça o mais rápido possível”, afirmou. Ela declarou que entrou em contato com o presidente da Associação dos Moradores da Praia de Santa Clara (AMPRASC), Jorge Lúcio Ferreira, marcando uma reunião com os moradores da localidade na quarta-feira (11), às 19h, no Mineirão, a fim de detalhar o procedimento que será realizado.

Participaram do encontro desta segunda-feira ainda os secretários municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares, e de Obras, Urbanismos e Serviços Públicos, Roberto Vinagre; o subsecretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Alex Favorett; e a procuradora-geral, Eliza Abud.