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CEO assume Grupo Barcelos

Empresa é a primeira da história empresarial de Campos a contratar um executivo para administrar seus negócios

Economia
Por Redação
9 de abril de 2018 - 0h01

Administrador paulistano de 53 anos, Mauricio de Seabra Cerrutti, conta com uma bagagem de mais de 30 anos de experiência no varejo e atacado, 20 dos quais atuando em funções diretivas operacionais, comerciais e logística, em hipermercados e supermercados e na gestão integrada para administração e expansão de negócio “atacarejo”. Esteve nas principais redes de varejo de São Paulo, tais como: Extra Hipermercados, Assai Atacadista, além de 5 anos dedicados a implementação de rede de hipermercados Carrefour no México.

Cerrutti é o atual CEO do Grupo Barcelos, empresa responsável pela rede de Supermercados Super Bom com 11 unidades em Campos dos Goytacazes e 1 unidade inaugurada em dezembro de 2017 no Munícipio de São Fidélis, além de um centro de distribuição em Campo Novo e 4 restaurantes da Rede de SB Gourmet. O Grupo Barcelos ocupou no ano de 2016 a 6 º posição do Estado do Rio de Janeiro e 49º no Brasil do Ranking de Supermercados divulgado pela Revista Supermercado Moderno com faturamento em torno de R$ R$ 604 MI.

Como é o desafio de ser um CEO de um modo geral?

É um desafio muito grande! O Diretor Presidente responde diretamente ao Conselho Administrativo composto pelos sócios e Conselheiros Profissionais; neste fórum tem a função de informar, propor ações, e participar da construção da estratégia da empresa. Uma vez definidos os objetivos e estratégias, sua função é viabilizar estas metas junto ao seu time de executivos. De forma geral o maior desafio do CEO é o de montar um time de alta performance que garanta os resultados previstos e consequentemente, o crescimento sustentável da empresa.

No caso da Barcelos e Cia, grupo que controla a maior rede de supermercado do interior fluminense esse desafio é maior por ser no interior?

Sem dúvida. É bem diferente de estar em Capitais. No interior a visibilidade é maior, a empresa não é mais uma dentro do contexto geral. Em especial, o Grupo Barcelos e os Supermercados Super Bom já tem uma história e marca consolidada há 33 anos no mercado de Campos e Região, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade com a preservação da Cultura e evolução continua de resultados qualitativos e quantitativos.

Soube que sua meta é tornar a rede de supermercado líder absoluta no interior fluminense. É fato?

Queremos ser os melhores dentro da nossa região de atuação, não necessariamente os maiores! O crescimento é consequência de vários fatores: boa gestão de recursos, geração de resultados contínua, conjuntura econômica favorável, etc… Dentro de um contexto positivo de fatores iremos crescer de forma sustentável passo a passo, dentro de nossa capacidade de investimento, primeiramente consolidando nossa posição na Região de Campos e depois, gradativamente aumentar nossa penetração no Norte Fluminense e Estado.

Você já trabalhou em várias redes de supermercados com bandeira mundiais na condição de executivo. Quais?

Comecei minha carreira no Carrefour onde estive por 16 anos e tive a oportunidade de atuar em todas as Regiões do Brasil. Participei da expansão da empresa no México onde estive por 5 anos na condição de expatriado. Posteriormente estive no Grupo Pão de Açú- car na condição de Diretor de Operações da bandeira Extra Hipermercados (2002/2007) e como Diretor Geral da bandeira Assai Atacadista (2007/11) quando iniciamos a expan são deste formato no RJ com 10 lojas em 2010, além de outras regiões.

Além de administrador de empresas por formação você tem graduação na Fundação Getúlio Vargas?

Sim, MBA em Gestão Empresarial.

No interior do Rio você conhece alguma empresa que adotou esse sistema de CEO?

Não tenho conhecimento profundo do mercado no RJ, uma vez que estive trabalhando no mercado de SP nos últimos 5 anos, porém recentemente soube que a rede Hortifruti fez movimentos neste sentido.

Então aos irmãos Joilson e Licínio são arrojados?

Além de arrojados são visionários e atuali zados com as melhores práticas de mercado. Uma sociedade e parceria que mostrou em toda sua trajetória de força, determinação para construir um dos grupos econômicos mais importantes de Campos e Região, tudo isto com muita simplicidade, ética e respeito. Agora enxergaram ser o momento exato de implementar uma Governança Corporativa e delegar as atividade executivas para uma equipe de profissionais capacitados a evoluir com a empresa. Isto permitirá aos irmãos, Licínio e Joílson Barcelos, terem mais tempo para se dedicarem ao desenvolvimento de outros negócios, sem afastar-se da empresa onde estarão presentes fazendo parte do Conselho Administrativo.

Parece que seu trabalho apesar de total independência fica atrelado a um conselho criado que será presidido por Joilson.  Isso é salutar? Claro que sim, este processo faz parte da implementação do sistema de governança corporativa, prática aplicada nas melhores e maiores empresas do mundo. É um processo de evolução de gestão familiar para uma profissional focada em objetivos e metas preestabelecidas pelo Conselho. É um sistema corporativo que estabelece metas delegação controle.

Qual a sua impressão sobre o mercado consumidor e a economia de Campos?

Estou na cidade há pouco mais de 1 mês. Já tive reuniões com órgãos privados, públicos e fornecedores locais. Daremos continuidade ao trabalho desenvolvido buscando abertura de novas unidades e o incentivo ao fornecedor local, pois ele é e sempre vai ser importante para nossa empresa.

Você acha que neste momento econômico existe um bom espaço para o crescimento do grupo?

Sempre. É preciso acompanhar o mercado que está cada vez mais rápido e estar cada vez mais perto do consumidor. A internet e as mídias digitais agregam muita velocidade em tudo. As pessoas hoje querem coisas e respostas rápidas, o nosso desafio é sermos cada vez mais rápidos, expandindo a empresa para os desejos do nosso cliente.

Parece que você disse que morar no interior tem uma boa qualidade de vida?

É uma experiência nova. Morei em grandes centros comercias, o interior proporciona mais tempo para nos dedicarmos ao desenvolvimento profissional e a família. Aqui, tudo é muito perto, acabamos tendo mais tempo para outras atividades.

Qual é o segredo de uma boa gestão de um CEO?

Inspirar equipes. Este é o segredo de uma gestão de sucesso. Me sinto responsável por garantir que cerca de 2700 colaboradores entre jovens, adultos e idosos tenham condições de sustentar suas famílias e de se desenvolverem como cidadãos e profissionais. Além disso, preciso assegurar que eles estejam felizes e motivados para entregar o melhor produto e experiência para os mais de 800 mil clientes/mês que visitam nossas unidades. Minha gestão é de portas abertas para garantir que todos possam contribuir para que a empresa caminhe para a direção certa. E juntos nós vamos! Nós somos Grupo Barcelos.