×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campeão de Jiu-Jitsu mira campeonato europeu e mundiais

Atleta conheceu o esporte quanto decidiu melhorar o condicionamento físico após um tratamento de câncer

J3 Esporte
Por Redação
9 de abril de 2018 - 16h38

Maycke Nyckson da Silva Ribeiro (Fotos: Marco Aurélio Ferreira / Gi Azevedo – Arena Jiu Jitsu)

Domínio, equilíbrio do corpo, movimentos rápidos e precisos. Essas são algumas características do Jiu-Jitsu, uma arte marcial japonesa, onde seu principal ambiente de desenvolvimento são as escolas de samurais.

A luta surgiu quando samurais perceberam que durante as batalhas poderiam perder suas armas e espadas, então precisariam de algum método, desarmado. Apesar de não ser um esporte brasileiro e talvez nem muito conhecido pela maioria, no município de São João da Barra, um jovem de apenas 20 anos luta diariamente pelo seu esporte favorito e por suas conquistas em campeonatos.

Maycke Nyckson da Silva Ribeiro, morador de SJB, conheceu o esporte após um tratamento contra um câncer para melhorar seu condicionamento físico. “Participo de competições da federação desde o final do ano passado. Tenho vontade de ser atleta profissional e viver apenas do esporte e poder me dedicar ao máximo apenas a ele, porém, é difícil encontrar patrocínio”, disse o jovem, que assim como muitos outros atletas vivem esta dificuldade.

Atualmente, Maycke é dono de uma medalha de bronze (3º lugar) do campeonato Floripa Fall Open Internacional 2018, conquistado em Santa Catarina, na categoria adulto meio pesado, faixa branca. “Perdi na semifinal ficando assim na 3° colocação, mas agora é treinar os erros para corrigir no próximo campeonato”, disse otimista.

No ano passado, o atleta também foi premiado em outros dois campeonatos, sendo em 3º lugar no BJJPro e no Brasília Open 2017, onde foi o primeiro colocado na competição. Como se já não bastassem os desafios diários do esporte, Maycke também pro cura sempre melhorar sua categoria.

Lutando pelo meio pesado, o próximo passo do jovem é descer essa categoria e competir pela categoria médio. Com 83 quilos, o atleta deseja atingir 81 quilos. Assim como qualquer esporte, uma boa alimentação e hábitos saudáveis são essenciais. “Tenho cuidados normais como todo atleta, porém, nem toda suplementação eu posso utilizar, devido ao tratamento contra o câncer”, explicou Maycke.

Foto: Marco Aurélio Ferreira / Gi Azevedo – Arena Jiu Jitsu

Questionado sobre os planos para o futuro, o atleta diz que tenta ser campeão brasileiro e sulamericano, para depois tentar entrar para campeonatos europeus e, quem sabe, um mundial. Mesmo sem patrocínio, a Prefeitura de SJB, através do Departamento Municipal de Esportes que oferece transporte, hospedagem, alimentação e inscrições para os eventos.

Conheça as faixas de Jiu-Jitsu

  • Branca – Para qualquer idade; •Cinza – Entre quatro anos a seis anos;
  • Amarela – De sete a 15 anos;
  • Laranja – De 10 a 15 anos;
  • Verde – De 13 anos a 15 anos;
  • Azul – Varia com o potencial do atleta, normalmente aquele que pratica de um ano e meio, a dois anos, e a partir de 16 anos;
  • Roxa – Varia com o potencial do atleta, normalmente dois anos, e a partir de 16 anos;
  • Marrom – Varia com o potencial do atleta, normalmente um ano e meio, a partir de 18 anos;
  • Preta – A partir de 19 anos; •Coral –Mestre; • Vermelha – Grande Mestre.