×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aloysio Balbi traz novidades em sua coluna

Investimentos empresariais e inovações no setor econômico de Campos estão entre os assuntos em destaques

Blog dos Jornalistas
Por Coluna do Balbi
9 de abril de 2018 - 0h01

Maria Juliana Perim (Foto: Divulgação)

Lá vem o sol

A respeito da nota, dada por essa coluna, informando que Campos pode ganhar um investimento de 250 milhões de dólares com uma unidade geradora de energia solar, a coisa andou. A elegante Maria Juliana Perim, que representa a espanhola TW Solar, que quer fazer o investimento, virá a Campos nos próximos dias. Já se sabe que a usina poderá ser instalada em uma área de Travessão. O projeto poderá gerar mais de mil empregos diretos.

O dia em que a santa sumiu

Em tempos conturbados, oremos. E hoje é o ponto alto da festa de Nossa Senhora da Penha. Essa imagem que foi trazida de Paris, em 1878, já desapareceu uma vez. No ano de 1993, dias antes da festa, a imagem desapareceu do altar. Teria sido arrebatada?! Não, fora roubada. Houve muita reza, e a imagem que poderia ter sendo vendida para um antiquário ou coisa do gênero, acabou felizmente sendo encontrada pela polícia em um canavial em Campos. A santa é forte

Inédito

Como essa coluna adiantou, em primeira mão, o Grupo Barcelos e Cia, que controla a rede de supermercados Superbom, passa a ser administrado por um CEO, nome dado a administradores que controlam grandes empresas, e que não fazem parte da sociedade contratual. Os irmãos Joilson e Licínio Barcelos, ambos detentores da totalidade do Grupo, (- 50% cada) continuam sendo os proprietá- rios, mas se afastam da administração. Para isso, foi criado um conselho do qual será presidente Joilson Barcelos. O CEO é o paulista Mauricio Cerrutti, que foi escolhido a dedo para essa missão. Segundo ele, o objetivo é ampliar o grupo para que sua liderança de mercado se acentue em toda a região. Ele é paulista, formado em administração, e atuou como executivo nas principais redes de supermercados do mundo, já está morando em Campos, ou seja, trabalhando. Segundo Joilson Barcelos a ideia de se contratar um CEO para administrar um Grupo foi amadurecendo há mais de cinco anos. “Eu e meu irmão estamos discutindo isso praticamente há sete anos. E como crescemos juntos, continuamos juntos e teremos outras atribuições empresariais. O Grupo que sempre foi unido permanece assim” – disse Joilson. O Grupo Barcelos e Cia é o primeiro da região a usar esse tipo de ferramenta, que não é novidade nas grandes empresas, principalmente na União Europeia e nos Estados Unidos. Não tenha dúvidas: é o executivo mais bem pago de Campos e um dos mais bem pagos do estado.

É aqui

Alguém aí sabe onde fica a sede do Instituto Nacional de Concurso Pú- blico – INPC? Acertou quem disse Campos. Funciona na Avenida Sete de Setembro 343. E por falar nisso, o presidente do Instituto, Alex Paes Guimarães, está convocando os diretores e associados para uma assembleia no próximo dia 13, para discutir assuntos gerais.

A mulher

O ex-prefeito Arnaldo França Vianna acredita eleger sua mulher, Edilene Viana, fácil fácil para uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nas eleições deste ano. A moça vai concorrer pelo MDB e pode ser um cartão de visitas para Arnaldo voltar à vida pública. Trocando em miúdos, parece que o jovem Caio não anda se dando muito bem com a madrasta.

Manancial

Como o assunto é política, foi criado o Partido Manancial para disputar as próximas eleições. A Comissão Executiva Nacional marcou a assembleia nacional para o próximo dia 16. Onde vai ser a reunião? Em Campos. Mais precisamente na Avenida Teresópolis 181, em Guarus, segundo jura, de pé junto, o presidente Nacional do Partido do Manancial, Talvane Barreto Gama.

Muitas culturas

Tem gente que acha que em se plantando em Campos só da cana. Levantamento elaborado a partir dos dados disponibilizados pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que, por sua vez, utiliza fontes do IBGE, revela que a produção agrícola por aqui, embora em pequena escala, é diversificada: cana-de-açúcar, milho, café, mandioca, arroz, laranja, feijão, algodão, banana, fumo, batata inglesa, tomate, trigo, uva, cebola, cacau, amendoim e pimenta do reino sem falar na soja, que está chegando com força.

O nome do cara

Esteve em Campos, para uma conversa com empresários, o Superintendente de Comércio Exterior do Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Ele falou, obviamente, sobre exportações, e foi didático ao afirmar que é possível que o empresariado local importe ou exporte, não sendo nenhum bicho de sete cabeças. Ele vendeu bem o mantra da importação, como profissional competente. Sabe qual é o nome de batismo dele e é como se apresenta? Elton John. Nada melhor do que um nome internacionalmente conhecido para tratar deste assunto.

E-mail de nós

Essa história de que o Facebook bisbilhota a vida dos seus usuários não é nem notícia de ontem, e sim de anteontem. Muita gente preocupada com isso, a mesma preocupação que tinha com os grampos nos telefones celulares. Por outro lado, especialistas garantem, que o mais frágil de toda essa era, é o velho bom de guerra e-mail. É muito fácil desnudar uma conta de e-mail, principalmente para os chamados órgãos de segurança. Privacidade é coisa do passado.

Páginas na Criare

A prestigiada revista Criare, com conteúdo de móveis planejados e decoração, abriu páginas para o trabalho da arquiteta campista Viviane Daher, cujo trabalho está virando uma grife ultrapassando as fronteiras do estado. E por falar em arquitetura, está sendo criado um núcleo regional de arquitetos. Indo um pouquinho mais além, Campos que já tem quatro cursos de arquitetura, poderá ganhar mais um. A Redentor estuda a possibilidade de instalar o seu curso aqui.

Quilombola em Brasília

A presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro Norte Nordeste Fluminense (Idanf), Lucimara Muniz, voltou a Campos depois de participar da Plenária Nacional Quilombola em Brasília no último fim de semana. Os diálogos contaram com representantes do Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação Cultural Palmares (FCP), Ministério da Educação (MEC), além da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Lucimara Muniz pertence à diretoria do Conaq fluminense e representou o Rio no evento nacional. Impressão: Parque Gráfico do Jornal O Globo. Tel: (21) 2534-9579/ comercialpg@infoglobo.com.br Patrimônio Histórico L