×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Depois de ser alvo de protestos, carga horária de servidores da saúde deverá ser reduzida

Projeto deve ser votado nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Campos

Campos
Por Redação
4 de abril de 2018 - 18h09

O prefeito de Campos, Rafael Diniz, publicou um vídeo em uma rede social no final da tarde desta quarta-feira (4), em que anuncia a redução da carga horária de trabalho dos servidores de diversas categorias da área da saúde. A publicidade, no entanto, foi divulgada antes mesmo de ter começado a sessão na Câmara de Vereadores, para onde o projeto foi enviado para aprovação.

Ainda de acordo com Rafael, a redução será de 40 para 30 horas semanais e que esta decisão sempre foi um desejo da categoria e não irá aumentar os custos do município. O projeto do prefeito foi enviado para a Câmara Municipal do município e deve ser votado durante a sessão desta quarta-feira.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos, José Roberto Crespo, essa redução da carga horária tem a tendência de ser algo muito positivo. “Os servidores irão trabalhar menos e produzir mais. Hoje o nosso sistema de saúde é muito estressante e com essa redução acredito que eles terão uma condição de trabalho melhor, e com isso, poderão realizar melhores atendimentos”, disse o presidente.

Na luta pela redução da carga horária, servidores promoveram uma manifestação no dia 10 de agosto de 2017 e decidiram entrar em estado de greve. O motivo seria a iminência do aumento da carga horária dos servidores, e também a fiscalização surpresa nas principais unidades hospitalares do município  onde foi constatada a ausência de funcionários plantonistas.

Representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), junto ao procurador geral do município, José Paes, fizeram uma inspeção no Hospital Ferreira Machado (HFM), no Hospital Geral de Guarus (HGG) e no Hospital São José, onde constataram que alguns servidores que assinaram o ponto não estavam cumprindo o plantão. O procurador publicou um vídeo na página da Prefeitura de Campos sobre o assunto.

Leia também: Servidores municipais da Saúde entram em estado de greve nesta quinta-feira

Leia também: Procurador constata ausência de servidores no plantão de hospitais de Campos