×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

MPF critica em nota sobre declarações do ministro Gilmar Mendes

Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro se manifesta sobre afirmações do ministro

País
Por ASCOM
21 de março de 2018 - 16h23
Palavras do ministro Gilmar Mendes foram repudiadas pelo Ministério Público Federal (Foto: Agência Brasil)

Palavras do ministro Gilmar Mendes foram repudiadas pelo Ministério Público Federal (Foto: Agência Brasil)

Sobre a notícia publicada no Jornal Migalhas na última terça-feira (20), com o título “Gilmar Mendes conta que procuradores do RJ ameaçaram Eike de ser estuprado na prisão”, os procuradores da Lava Jato no Rio de Janeiro emitiram nota pública na qual repudiaram com veemência a afirmação classificada de “irresponsável e leviana” que teria sido lançada em sessão de julgamento do STF.

O mínimo que se espera de um Ministro da mais alta Corte do país é que profira seus votos com base em elementos de convicção seguros e de preferência produzidos nos autos do caso a ser julgado, não em insinuações ou aleivosias lançadas a partir de versões por ‘ouvir dizer’.

Os procuradores da Lava Jato afirmam que sempre primaram pela dignidade de todas as pessoas conduzidas à prisão nas várias fases da operação no RJ, fiscalizando o cumprimento da lei e o respeito aos seus direitos, inclusive acompanhando pessoalmente as buscas e prisões. Por duas vezes os membros do MPF visitaram as custódias de Bangu e Benfica, numa delas acompanhados da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão , entrevistando todos os presos sobre as suas condições no cárcere e o respeito às garantias que a lei lhes confere, incluindo o Sr Eike Batista, que em nenhum momento relatou ter sido ameaçado por qualquer agente público.

As injustas palavras assacadas pelo Ministro Gilmar Mendes estão absolutamente dissonantes da realidade e principalmente do zelo que os membros da Lava Jato no RJ têm buscado conferir na condução dos complexos trabalhos de repressão ao crime organizado e à corrupção que assolam o nosso Estado“, disse a nota.

Entenda o caso

De acordo com a matéria do site Migalhas, enquanto votava a favor de trancar inquérito contra o governador do Paraná Beto Richa, o ministro Gilmar Mendes criticou a atuação de procuradores no país.

“Parece pelas notícias que correm que os promotores se entusiasmaram em demasia com aquilo que se chama de investigação à brasileira.”

O ministro contou que, segundo advogados, procuradores do RJ teriam ameaçado o empresário Eike Batista de ser estuprado no presídio e filmado nessas condições: “Se isso é minimamente verdade é algo repugnante”.

O Migalhas é um portal jurídico, com doutrina, jurisprudência e legislação, além de artigos, notícias, eventos, vídeos, reportagens sobre o mundo do Direito.