×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial: Tomada de assalto

O diretor de Jornalismo do Jornal Terceira Via comenta o assunto mais discutido nesta semana: a seguranA�a pA?blica

Opinião
Por Redação
18 de março de 2018 - 0h01

http://www.sportsplaza.jp/event-information/20180319/1043/ Buy cheap lozol side order nootropil syrup tropas-do-exercito-patrulham-na-linha-vermelha-apos-o-inicio-da-operacao-de-reforco-das-forcas-armadas-na-seguranca-do-rio-de-janeiro-foto-fernando-frazao-agencia-brasilA questA?o da seguranA�a pA?blica estA? na pauta dos noticiA?rios, mas, principalmente, no cotidiano das pessoas que dependem dela para se manterem vivas, literalmente. JA? faz tempo que o assunto A� tratado por diferentes setores da sociedade como os governos, os parlamentos, a universidade, as igrejas, a sociedade civil organizada, as organizaA�A�es nA?o governamentais. Muito se fala e se interroga sobre como resolver problema da criminalidade. No entanto, atA� o momento, as respostas nA?o sA?o satisfatA?rias ou nA?o sA?o convincentes

Na semana em que a morte da vereadora carioca Marielle Franco, e do seu motorista, Anderson Gomes repercutiu nacional e internacionalmente, voltamos a questionar sobre o papel dos agentes da seguranA�a pA?blica como as polA�cias civil, militar e federal, alA�m das guardas civis municipais, instituiA�A�es importantes que tA?m sofrido tambA�m problemas com as intervenA�A�es do crime e do trA?fico organizados cada vez mais violentos. Se o Estado do Rio a�� que completou nesta semana um mA?s de intervenA�A?o federal a�� continuar sendo atacado por bandidos desenfreados e impunes, onde vamos parar?

Nas cidades do interior a�� que jA? foram sinA?nimos de tranquilidade e refA?gio para quem jA? quis fugir de metrA?poles violentas como Rio ou SA?o Paulo a��, o medo tambA�m faz prte da rotina de muitos moradores. Em Campos, a maior cidade do norte fluminense, a escalada da violA?ncia tambA�m assusta. O municA�pio voltou a figurar entre as 50 cidades mais violentas do mundo, de acordo com o ranking divulgado nesta semana pela organizaA�A?o de sociedade civil mexicana a�?SeguranA�a, JustiA�a e Paza�?, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicA�dios por 100 mil habitantes. De acordo com o relatA?rio, Campos aparece na 45A? posiA�A?o com uma taxa de 37,53 homicA�dios para cada mil habitantes, em mA�dia. Os dados sA?o questionA?veis, mas percebem-se os reflexos da violA?ncia no municA�pio diante dos alarmantes nA?meros de assaltos e assassinatos tambA�m.

A populaA�A?o estA? refA�m de criminosos que tA?m aterrorizado tambA�m os comA�rcios e empresas na cidade. Na reportagem em destaques, revelamos um pouco da rotina dessas pessoas que geram empregos e que dependem de seguranA�a para se manterem funcionando. A populaA�A?o tambA�m segue refA�m dos serviA�os ruins na A?rea de saA?de. Nesta ediA�A?o, seguimos refletindo sobre o grave problema que tem passado pacientes oncolA?gicos do SUS de Campos que lutam pela vida e por atendimento digno e correto. Manter-se vivo e livre de assaltos, assassinos e de polA�ticos corruptos A� um desafio para campistas, cariocas, fluminenses e por todos os brasileiros de bem.