×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A forma mais perversa da A?gua

Antes que caia uma nova tempestade A� preciso adotar medidas para que o problema nA?o seja tA?o potencializado

Geral
Por Redação
18 de março de 2018 - 14h07
Morro do Coco foi a A?rea mais castigada do municA�pio pelas A?guas de marA�o

Morro do Coco foi a A?rea mais castigada do municA�pio pelas A?guas de marA�o

Apesar do forte calor, o municA�pio de Campos continua sofrendo com as consequA?ncias da chuva da A?ltima semana. Na localidade de Lagoa de Cima e Morro do Coco, famA�lias continuam desabrigadas e completamente ilhadas.

A comerciante Eliana Santos Neto de Souza, que mora a sete anos em Lagoa de Cima, conta que a A?nica maneira de sair de casa A� atravA�s de barco. a�?Ontem tive que pegar um barco atA� a Estrada de Santa Cruz, onde estA? meu carro e de lA? ir A� padaria e supermercados para estocar alimentos. Depois voltei para minha casa de barco novamentea�?, disse a moradora que possui um bar na parte de baixo e mora na parte de cima.

O bar estA? totalmente alagado e se nA?o fosse pela ajuda de amigos, teria perdido muitos eletrodomA�sticos. a�?Precisamos de ajuda. Sempre que tem enchente sofremos. Foi assim no ano de 2008 e um pouco tambA�m 2012.a�?, disse.

Na madrugada do dia 11, a lagoa transbordou e a A?gua invadiu a estrada que liga a localidade A� Cachoeira do MocotA?. FamA�lias e comerciantes ficaram ilhados e a divisA?o entre a lagoa e o Rio UruraA� jA? era quase impossA�vel enxergar.

Lagoa de Cima transbordou e impediu o trA?fego na estrada de acesso

Lagoa de Cima transbordou e impediu o trA?fego na estrada de acesso

A chuva comeA�ou a causar prejuA�zo entre a noite do dia 8 e a madrugada do dia 9, quando em cinco horas, choveu mais do que o esperado para o mA?s de marA�o inteiro. No KM 28, na altura da localidade de Morro do Coco, a BR-101 ficou parcialmente interditada e algumas ruas sofreram deslizamentos.

Cerca de 15 famA�lias da localidade ficaram desalojadas e foram encaminhadas para a Escola Municipal Lulo Ferreira de AraA?jo. JA? o Rio UruraA� que tem sua cota de transbordo em 3.80 metros, transbordou no dia 12 e vA?rias famA�lias tiveram que se mudar para casa de parentes, alA�m de vA?rias ruas terem ficado alagadas. JA? em ConceiA�A?o do ImbA�, que sempre A� atingida pelas A?guas durante enchentes, tambA�m sofreu com deslizamentos de terras e moradores ficaram isolados.

A cabeceira do ImbA� desA?gua em Lagoa de Cima e depois, no Rio UruraA�. Outra localidade que tambA�m sempre sofre as consequA?ncias da cheia A� TrA?s Vendas, que tambA�m teve algumas ruas invadidas pela A?gua. Quem passa pela beira Rio ou pelo Cais da Lapa, observa que o Rio ParaA�ba teve um aumento de nA�vel nos A?ltimos dias. Nesta A?ltima semana, devido a grande vazA?o da represa Ilha dos Pombos, nA�vel do rio estava em 9.16 metros, quando a cota de transbordo A� 10.40 metros.

UruraA� sempre vA�tima preferencial das chuvas

UruraA� sempre vA�tima preferencial das chuvas

Devido ao forte sol e sem registro de chuvas, alA�m dos rios do Noroeste estarem baixando, o Rio ParaA�ba do Sul tambA�m nA?o causa, por enquanto, nenhuma preocupaA�A?o. As equipes da Defesa Civil de do municA�pio continua monitorando as localidades. Em caso de emergA?ncia, o A?rgA?o deve ser acionado pelo nA?mero (22) 98175-2512.

A Prefeitura de Campos informou que devido A� queda de algumas barreiras nos trechos que liga A� regiA?o da Lagoa de Cima, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana encaminhou maquinA?rio e caminhA�es para que sejam desobstruA�das as vias de acesso afetadas devido A�s chuvas intensas na regiA?o. Os trabalhos acontecem desde o inA�- cio da semana. O Instituto Municipal de TrA?nsito e solicitou um estudo de viabilidade A�s empresas concessionA?rias que operam na regiA?o, para definir caminhos alternativos de atendimento A� populaA�A?o.

JA? a Defesa Civil Municipal esclarece que vem mantendo contato com pessoas em diversos pontos da regiA?o para promoA�A?o da assistA?ncia necessA?ria aos moradores. Na A?ltima sexta-feira (13), foi realizado novo levantamento junto A� secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.