×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Motoristas precisarA?o fazer curso e prova teA?rica para renovar a CNH

ResoluA�A?o do Contran faz mudanA�as na formaA�A?o de condutores e vale a partir de junho deste ano

Geral
Por Redação
16 de março de 2018 - 11h26
(Foto: DivulgaA�A?o)

(Foto: DivulgaA�A?o)

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de HabilitaA�A?o (CNH) a partir de junho deste ano precisarA?o fazer um curso teA?rico e uma prova, alA�m do exame mA�dico que jA? era obrigatA?rio.

A mudanA�a na lei foi publicada na A?ltima semana por meio de uma resoluA�A?o do Conselho Nacional de TrA?nsito (Contran), que redefiniu a formaA�A?o de condutores no paA�s.

AtA� 5 de junho, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veA�culos de passeio) exige apenas o exame mA�dico.

EstA?o dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veA�culos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais tambA�m passarA?o por outro curso especA�fico, de maior duraA�A?o, a cada 5 anos.

Em caso de reprovaA�A?o no exame, o condutor poderA? fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgaA�A?o do resultado. Se houver uma segunda reprovaA�A?o, ele deverA? passar por todo curso novamente.

O curso a distA?ncia deve ser realizado em no mA?ximo 5 dias, mas a prova serA? aplicada apenas presencialmente.

De acordo com o Denatran, as mudanA�as foram feitas a partir de estudos e depois de reuniA�es com representantes do setor para padronizar a formaA�A?o de condutores no Brasil.

No entanto, segundo Magnelson Souza, presidente do sindicato das autoescolas de SA?o Paulo, o curso para renovaA�A?o da CNH nA?o foi discutido na cA?mara temA?tica que discutiu as mudanA�as.

“Foi uma surpresa, mas entendemos a necessidade de fazer uma atualizaA�A?o dos condutores a cada 5 anos”, afirmou Souza, que espera uma prorrogaA�A?o no prazo para atA� o final do ano, para dar mais tempo de adequaA�A?o aos centros de formaA�A?o.

Fonte: G1