×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dia do Artesão será comemorado na Câmara de Campos

Na segunda-feira (19), diferentes artesanatos estarão expostos no prédio do Legislativo

Geral
Por Redação
16 de março de 2018 - 18h18
Artesanatos campistas no circuito promovido pela Uenf (Foto: DivulgaA�A?o)

Artesanatos do circuito de economia solidA?ria promovido pelo IFF (Foto: DivulgaA�A?o)

plavix generic available date

Pela tradiA�A?o, o Dia do ArtesA?o A� comemorado na mesma data em que se festeja o Dia de SA?o JosA� no calendA?rio catA?lico. Trata-se de uma homenagem ao mais famoso carpinteiro da histA?ria que se tem conhecimento. O pai de Jesus ensinou ao seu filho o ofA�cio da carpintaria, profissA?o que faz parte das atividades dos artesA?os que se dividem em categorias como costureiros, bordadores, entalhadores, pintores, tricoteiros, escultores, entre outros. Em Campos, a data serA? celebrada nas dependA?ncias da CA?mara de Vereadores.

buy evecare cosmetics

De acordo com a artesA? Vera Vasconcelos, uma sA�rie de atraA�A�es estA? prevista para acontecer no prA�dio pA?blico municipal, das 9h A�s 16h. a�?A� uma oportunidade de expor os diferentes trabalhos realizados pelos artesA?os de Campos que pertencem ao circuito do projeto de economia solidA?ria da Universidade Estadual do Norte Fluminense, e tambA�m para tentar reivindicar um espaA�o permanente para os profissionais apresentarem e comercializarem seus produtos. Um local no entorno do prA�dio da CA?mara, Villa Maria ou Liceu seria A?timoa�?, arrisca.

ArtesA?os de todo o paA�s comemoram a profissA?o no dia 19 (Foto: DivulgaA�A?o)

ArtesA?os de todo o paA�s comemoram a profissA?o no dia 19 (Foto: DivulgaA�A?o)

NA?o se sabe exatamente quantos profissionais do artesanato atuam em Campos. De acordo com um levantamento feito por artesA?os que integram o projeto da Uenf, A�no municA�pio hA? cerca de 400 pessoas cadastradas, e que realizam diferentes atividades artesanais. a�?Somos muitos, mas podem existir muito mais artesA?os, pois normalmente trabalhas de maneira autA?noma. Temos grandes profissionais que fazem bordado, crochA?, artes com metal, papelaria e madeira. A� preciso incentivar e dar suporte a esses trabalhadores para poderem exibir, escoar e vender as mercadorias produzidas e confeccionadasa�?, diz Vera.

Os artesA?os tA?m motivos para comemorar, pois se trata de um ofA�cio que envolve afeto e dedicaA�A?o. Para Vera Vasconcelos, A� preciso promover a uniA?o dos artesA?os que atuam na cidade e tambA�m na zona rural. a�?Estamos divulgando entre todos os artesA?os para celebrarmos o dia 19 expondo nossos produtos na CA?mara de Vereadores. A populaA�A?o tambA�m vai comemorar conosco ao nos visitar para conhecer nossa obraa�?, sugere a artesA? pernambucana da cidade de Carpina, tradicional reduto de carpinteiros.

Arte em madeira faz parte das funA�A�es de artesA?o locais (Foto: DivulgaA�A?o)

Arte entalhada em madeira faz parte das funA�A�es de artesA?os locais (Foto: DivulgaA�A?o)

Ainda menina, Vera Vasconcelos se mudou para Campos. Aos 55 anos de idade, ela se dedica ao artesanato e ao ensino de trabalhos manuais hA? 30 anos na cidade e na Baixada Campista, onde mora. a�?A� um trabalho A?rduo, mas uma missA?o bonita que nos alegraa�?, conclui.