×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mineroduto que liga Minas ao Porto do Açu se rompe

Fluxo foi interrompido e empresa ainda não sabe as causas do acidente

Região
Por Redação
12 de março de 2018 - 16h11
Mineroduto chega ao Porto do AA�u (Foto: DivulgaA�A?o Prumo)

Mineroduto chega ao Porto do Açu (Foto: Divulgação Prumo)

A tubulação do mineroduto da empresa Anglo American, que que chega ao Porto do Açu, em São João da Barra, se rompeu, na manhã desta segunda-feira (12), na altura do município de Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. O acidente lançou polpa de minério no Ribeirão Santo Antônio, em Minas, onde a captação de água poderá ser interrompida. Ninguém se feriu.

De acordo com a assessoria de imprensa da Alglo American, com relação à produção de minério de ferro do Minas-Rio, houve uma paralisação de todas as atividades em Conceição do Mato Dentro, até que as causas do acidente sejam esclarecidas.

Ainda segundo a assessoria, o abastecimento de água está sendo garantido, pela empresa, por meio da disponibilização de caminhões-pipa, como medida emergencial. A empresa ressalta que também já disponibilizou todo o maquinário necessário para reforçar as atividades de resposta à emergência.

“O fluxo do mineroduto foi interrompido e, neste momento, apenas água está sendo escoada. Importante reiterar que o vazamento foi de polpa de minério de ferro, que é composto por 70% de minério de ferro e 30% de água, sendo classificada pela NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como resíduo não perigoso. A Anglo American solicitou à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a interrupção do abastecimento de água aos moradores de Santo Antônio do Grama”, disse a empresa em nota.

O mineroduto do Sistema Minas-Rio, começa na cidade de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, e, por 529 km de extensão, chega ao porto do Açu. Já o terminal de minério de ferro do Porto Açu é operado pela Ferroport, joint venture entre a Anglo American e a Prumo. As operações no terminal iniciaram em 2014 e o volume garantido para movimentação no terminal é de 26,5 milhões de toneladas por ano.