×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cerca de 60 pessoas estão desalojadas em Morro do Coco e vão para abrigo

O distrito de Campos foi uma das regiões mais afetadas depois de chuva forte na madrugada de sexta

Campos
Por Redação
9 de março de 2018 - 17h19
A enxurrada deslocou as pedras do calçamento em Morro do Coco (Foto: Divulgação)

A enxurrada deslocou as pedras do calçamento em Morro do Coco (Foto: Divulgação)

A Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, no distrito de Morro do Coco, está sendo preparada para receber 15 famílias que estão desalojadas. A Prefeitura vai fornecer alimentação e colchonetes. Em princípio, cerca de 60 pessoas estão desalojadas na região. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana fez vistorias em diversas residências. A maior preocupação são os imóveis que estão em risco próximos a uma área de encosta. Há casas sem energia elétrica e não há registros de feridos, segundo a Defesa Civil.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Campos e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social monitoram o distrito de Morro do Coco e outros pontos do município que foram atingidos pela forte chuva que caiu na noite de quinta-feira (8) e na madrugada de sexta-feira(9). O índice pluviométrico registrou índices elevados. No Jardim Carioca, em Guarus, foram registrados 94,5 milímetros de chuva. No Centro, foram 128 milímetros; em Três Vendas, 120 milímetros; em Sapucaia, 140 milímetros; e  no Carvão, 220 milímetros. A previsão é de mais chuva intensa até segunda-feira (12).

Moradores enfrentam muitas dificuldades para transitar pelas ruas atingidas (Foto: Divulgação)

 O distrito de Morro do Coco é um dos locais que mais enfrenta transtornos e destruição em Campos.  Foram afetadas pela enxurrada as Ruas Projetada 1 e a Rua José Inácio Taylon, o que provocou deslizamentos. Com a força da água, parte do calçamento foi arrancada.

De acordo com major Edison Pessanha da Defesa Civil,  em cinco horas choveu mais que o previsto para todo o mês de março. “O volume de chuva foi o maior registrado nos últimos 20 anos”, afirmou. Para acionar a Defesa Civil, a população pode entrar em contato pelo  telefone de emergência 199  e pelo celular 98175 2512.

Lama, pedras soltas, e riscos de deslizamentos de encostas ameaçam moradores (Foto: Divulgação)

Lama, pedras soltas, e riscos de deslizamentos de encostas ameaçam moradores (Foto: Divulgação)

Por causa da enxurrada, há várias ruas de Morro do Coco com muita lama e paralelepípedos soltos. Máquinas e funcionários das Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, de Desenvolvimento Ambiental e Superintendência de Limpeza Pública estão no distrito para minimizar os transtornos. Equipes da Limpeza Pública fazem a retirada de entulhos.