×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Inscrições para curso no IFF destinado a alunos da EJA começam em março

Objetivo é que os estudantes concluam o ensino fundamental com qualificação para o trabalho

Campos
Por ASCOM
23 de fevereiro de 2018 - 8h54
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Os alunos da nona fase do ensino fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, já podem começar a se preparar porque, no final do mês de março, estarão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes no Instituto Federal Fluminense (IFF), realizados através de uma parceria com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A data foi definida em reunião realizada nesta quinta-feira (22) no IFF Guarus. O primeiro curso está previsto para começar em maio. Desta forma, os estudantes da EJA municipal concluirão o ensino fundamental com qualificação para ingresso no mercado de trabalho.

Em um primeiro momento, serão ofertados três cursos: Balconista de Farmácia, Operador de Computador e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com cargas horárias que variam de 160 a 300 horas. O edital será publicado nas próximas semanas. Para se inscrever, o aluno precisará estar matriculado na nona fase da EJA da rede municipal e não ter dependência em nenhuma disciplina. A seleção será realizada pelo IFF através de sorteio. As aulas acontecerão no campus Guarus.

— Este é um projeto pelo qual temos muito carinho, pois sabemos o tamanho do impacto que terá na vida dos nossos alunos. Precisamos resgatar o futuro desses jovens. Em algum momento da vida deles a oportunidade de qualificação foi interrompida, com isso perdem perspectivas de um futuro profissional melhor, agora um novo horizonte será aberto. Esta parceria é importantíssima para a educação do município. Não imaginávamos que conseguiríamos, tão rapidamente, algo tão importante, pois durante anos nossos alunos da EJA foram deixados de lado, sem nenhum projeto voltado especificamente para eles — destaca o secretário de Educação, Brand Arenari, que propôs também que os estudantes tivessem um acompanhamento ao longo do curso, com avaliações de permanência e êxito.

A formação será feita através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com o Ensino Fundamental (PROEJA FIC), cuja portaria municipal foi publicada em maio de 2017. As inscrições serão feitas na sede da Smece.

— Para todos os cursos do IFF as inscrições são feitas no próprio site da instituição, entretanto, para facilitar o acesso àqueles que não possuem computador ou não dominam técnicas de informática, achamos melhor fazer na própria secretaria. Queremos que nossos alunos da EJA tenham melhores oportunidades e estamos trabalhando para isso. Nas próximas semanas retomaremos às visitas ao IFF, que se mostraram muito eficazes para motivá-los a prosseguir nos estudos na instituição, e este ano incluímos mais aulas de português para atacarmos esta carência — elenca a coordenadora do EJA na Smece, Amanda Passalini.

A diretora de ensino do IFF-Guarus, Monique Freitas, e o coordenador de Eletrotécnica, Tiago Tadeu, frisaram a importância do estreitamento de laços com o governo municipal, através da Smece, para que o IFF fique mais integrado à comunidade e os jovens da rede municipal vejam que o acesso à instituição é possível. “Não somos elitistas. Queremos tiram essa imagem que muitos possuem que só alunos oriundos da rede particular conseguem ingressar no IFF. Temos muitos tipos de cursos. Nosso objetivo é que esse jovem da EJA venha fazer o profissionalizante, consiga um emprego na área e se sinta motivado a continuar estudando aqui até o mestrado”, confessa Freitas.

Tiago Tadeu apresentou ainda a proposta do curso de formação continuada em Instalador Industrial para aqueles que concluírem o de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Também participaram da reunião a técnica em assuntos educacionais do IFF, Ana Lúcia Freitas, e a pedagoga da Smece Jerusa Boechat.