×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Chuva de contas e impostos

Passado o Carnaval, o ano começa para valer com tributos, taxas e diversos outros compromissos que tiram o sono do contribuinte

Economia
Por Redação
18 de fevereiro de 2018 - 0h01

ha4b1215Por: Ocinei Trindade e Ulli Marques

Quem nunca ouviu a máxima “Carnaval acabou, ano começou”? A ideia de que a rotina diária só retorna aos eixos na semana seguinte à folia já está enraizada. Embora, para muitos, o retorno ao trabalho e aos estudos tenha acontecido nos primeiros dias de janeiro, é comum ter a sensação de estar em férias até meados de fevereiro. Agora não há mais desculpas: 2018 pós-carnaval está aí. Expectativas, preocupações e incumbências que devem ser superadas, solucionadas e cumpridas. Quer queira, quer não.

Os Impostos são diversos, reajustes de mensalidades e compra de materiais escolares… São deveres que doem no bolso daqueles que se programaram (ou não) para o “balde de água fria” típico do período. Afinal, tem pessoas que ainda nem se recuperaram da “ressaca financeira” de fim de ano (presentes de Natal, viagens de Réveillon, etc.) e já têm de arcar com mais responsabilidades do ano que começa.

Há uma parcela considerável da população que prefere se abster e curtir o verão e o Carnaval como se não houvesse amanhã. Apesar de haver consequências para quem se comporta assim. Foi o caso da professora Fernanda Menezes de Aguiar que, ao ser questionada quanto à organização pessoal e familiar diante do retorno à rotina, respondeu: “estou desesperada”, frisou.

Fernanda é mãe de dois filhos — um de sete anos e outra de 12. “Todo ano é a mesma coisa. A gente não aprende (risos). Principalmente aqui na região, onde há o costume de partir para as praias nos finais de semana de verão, é muito comum esquecer da vida. Mas agora não tem jeito. Tem IPTU, IPVA, declaração de Imposto de Renda, lista de materiais escolares das crianças, mensalidade da escola que aumentou… Enfim, o ano começou”, desabafou.

As preocupações com as contas nossas de cada dia aumentaram com o reajuste de vários tributos, apesar dos salários estarem achatados e a economia nacional ainda patinando. Para a microempresária e professora Daisy Bravo, as despesas não se referem apenas ao negócio que administra — uma academia de natação e atividades aquáticas. Mas também como dona de casa e chefe de família. Mãe de três filhos, ela se desdobra para poder pagar tantas despesas:

“A lista de compromissos é enorme. Água, luz, telefone, IPTU, IPVA, DPVAT, plano de saúde, mensalidade e material escolar, curso de inglês, aluguel, condomínio, Internet, mensalidade do conselho de educação física, contador, compras de casa, alimentação, farmácia. Sem falar que tudo isto aumentou de preço de um ano para outro. De dezembro a fevereiro, o movimento cai e o lucro também. Daí, é preciso se planejar até o fim do ano, para poder me manter neste período. Após o carnaval, a gente cria expectativas de melhoras, mas também com mais contas a pagar”, avalia.

contadora-tania-silvana-rust-5Imposto de Renda
Além dos impostos e despesas de início de ano, dentro de algumas semanas começará de declaração do imposto de renda à Receita Federal. A partir de 3 de março até 30 de abril, os contribuintes poderão envia sua declaração. Esta é mais uma característica da “dura realidade” do pós-carnaval deve ser encarada. Este ano, quem recebe acima de R$ 1903,98 terá que declarar imposto de renda.

Para a contadora Tânia Cruz Lima, o imposto de renda precisa estar na pauta bem antes do carnaval. Na verdade, no fim do ano anterior. “No dia 28, as empresas já liberam a declaração de rendimentos como escolas, plano de saúde, plano dentário. Já é bom separar todas as despesas comprovadas em carnês de imóvel, móvel, carro, motocicleta com cópias de documentos. Se a pessoa recebe aluguel, reunir esses recibos com o número do CPF de quem pagou”, orienta.

Com 25 anos de profissão, Tânia procura se organizar com suas contas pessoais também. Ela sugere que fazer dinheiro sobrar nem sempre é possível. Porém, é bom separar ao menos 10% do salário como se fosse uma poupança e utilizar em caso de urgência. “Cada um sabe de suas prioridades, mas evitar gastar com supérfluos e economizar é sempre bom”, avalia.

Metas e dicas de coaching para 2018
Com intuito de ajudar àqueles que desejam dar um passo a frente em 2018, a reportagem conversou com o coach Philipe Assis Chagas. Segundo ele, os erros mais comuns de quem não se organiza estão baseados no pensamento de que a mudança, para acontecer, não necessita de grandes esforços como preparação prévia, estruturada e sustentada por um plano estratégico de ação.

“Estes erros podem ocorrer na vida financeira, por exemplo, visto que o início do ano é um período de muitas festas, mas também de muitos compromissos. A preparação é uma característica dos campeões, como a dos medalhistas olímpicos. As grandes empresas realizam ‘planejamento estratégico’, onde colocam em um papel tudo o que realizarão nos próximos anos. Essa tarefa pode ser aplicada por qualquer pessoa; afinal, quem se organiza, corre menos risco de ser surpreendido, larga na frente e dita o ritmo dos acontecimentos”, explicou.

Para quem deseja promover mudanças em 2018, Philipe dá algumas dicas: “Lembrar-se que todo dia é dia de mudar, e que a vida está sempre nos oferecendo uma nova oportunidade. É preciso tomar cuidado com as frases ‘depois do carnaval eu…’, ‘no ano que vem eu faço’, ‘na segunda-feira eu começo”… Por mais longa que seja uma jornada, ela sempre começa com o primeiro passo:
1) Reflita e questione sobre o lugar que você ocupa hoje e onde quer estar amanhã. Saiba que a resposta nada mais é do que a consequência das ações que você irá realizar de agora em diante;
2) Crie a crença da autorresponsabilidade, que consiste em entender que tudo o que temos hoje e o modo como a nossa vida está é puro resultado de nossas escolhas. Inicie o ano parando de colocar a culpa nos outros;
3) Antes de tirar do papel, coloque no papel. Escreva o que você tem como meta para este ano, seus objetivos, sonhos e faça isso com riqueza de detalhes;
4) Agora tire do papel. Pessoas de sucesso são pessoas que agem. Não fiquem só no planejamento, partam para a ação;
5) Errar é humano! Então não se condene, mas se responsabilize. Não fuja de suas responsabilidades, mas não se odeie por isso.
6) Seja grato! Grato a você mesmo, ao próximo, à sua família, aos seus amigos, seu trabalho, enfim, seja grato à vida.