×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Superando os limites

A campista Thais Souza publicou seu terceiro livro, vencendo preconceitos e limitações físicas

Cultura
Por Redação
15 de fevereiro de 2018 - 15h45
(Foto: Silvana Rust)

Thais não esconde a alegria ao mostrar os exemplares (Foto: Silvana Rust)

Aos 27 anos, a escritora campista Thais Souza se sente realizada. Ela acabou de lançar seu terceiro livro, o infantil Pedrinho e seu amigo Joãozinho. Os anteriores são superando os Limites (2015), uma autobiografia; e o romance Thainá e Seus Sonhos (2016). “Está sendo uma experiência incrível, pois recebo várias mensagens nas redes sociais falando dos meus livros. Isto me dá muita satisfação e motivação para eu continuar fazendo o meu trabalho”, conta.

Thais Souza diz que começou a escrever livros a pedido do seu médico neurologista. Por conta de uma paralisia cerebral de nascença, a escritora tem limitações de movimentos e fala. A deficiência nunca foi empecilho para ela que tem uma rotina diária bastante agitada, dividida em aulas de natação e faculdade de gestão administrativa. “Após escrever o primeiro livro, o meu amor pela literatura dobrou”, revela.
Para Thais Souza, seus livros e seu modo de encarar a vida são meios de enfrentar e combater preconceitos. “No momento que eu sofro o preconceito, confesso que é um choque muito grande. Mas depois de algumas horas, eu vejo que não vale a pena sofrer por causa do preconceito, pois as minhas capacidades superam isto. A vida é um presente que Deus nos deu, e que deve ser vivida como ela é. Não existem limites para mim. Podem existir alguns obstáculos nesta vida, mas que podem ser superados sempre”, considera.

A vida de Thais Souza tem inspirado muitas pessoas com ou sem nenhum tipo de deficiência física. “Quando eu vejo outras pessoas com alguma deficiência e com tantos talentos, isto me ajuda muito. Acho que ajudo outras pessoas também. A sociedade deveria conviver mais com os deficientes físicos, pois assim todos vão perceber que temos muitas qualidades e capacidades. Com amor e humildade nós superamos tudo”, observa.

(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)

A Literatura tem ganhado cada vez mais significados para Thais Souza desde que ela começou a publicar livros. “Quando eu estou triste, eu pego o meu notebook e começo a escrever. Aquela tristeza some em um passo de mágica”, revela.

A escritora diz que não possui autores favoritos, mas além de romances, diz que gosta de obras realistas e biográficas. Ela se tornou uma influenciadora e formadora de leitores, acredita. “ Costumo dizer às pessoas para que nunca deixem de ler os livros. E se for para ler os da Thaís Souza, fico ainda mais contente”, brinca.

Além de realizada pessoal e literariamente, Thais Souza conta com o apoio dos amigos, e principalmente, da família. “A minha família é a razão do meu viver. Meus pais significam tudo para mim. E os meus amigos me dão muita força em questão da minha carreira de escritora, o que me ajuda muito. Meu sonho é me aperfeiçoar cada vez mais e ser conhecida pelo nosso país. Minha deficiência não é nada perto dos meus sonhos”, conclui.