×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: confira as principais notícias da semana

Veja nesta segunda os assuntos escolhidos pelo jornalista Aloysio Balbi

Campos
Por Coluna do Balbi
5 de fevereiro de 2018 - 0h01

downloadPoderosa

A jornalista Ruth Aquino com passagem pelo jornal O Dia e por diversas revistas como a Veja, assumiu a poderosa função de Diretora Editorial do jornal O Globo. É a primeira a ocupar esse cargo, porque ele não existia. Seu trabalho é cuidar de toda linha editorial do jornal. Ruth, embora não dê muito o ar de sua graça por aqui, devido a agenda sempre apertada, tem ligações familiares com a região. Ela é Aquino da gema.

A palavra

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmén Lúcia, desmistificou uma máxima quase que secular no país, onde membros do Judiciário não gostavam de ser chamados de servidores públicos. Isso, com o passar do tempo, foi acabando. No seu discurso de abertura dos trabalhos do Judiciário, a ministra de toga, mas certamente calcando uma sandália humilde se definiu como “servidora pública” e não há nada demais nisso.

Ampliando

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, de Campos tornou público que foi requerido por Drogarias Pacheco S/A através do Processo n° 403/2018, Licença Ambiental Simplificada, para construção de um prédio comercial que atenderá as necessidades de funcionamento de uma drogaria, situado na R. Alvarenga Filho, 20/24, Centro, Campos dos Goytacazes.

CEDAE

Os estudos para a desestatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) estão sendo coordenados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estão sendo conduzidos por consórcio liderado pelo Banco Fator, com a participação da Concremat Engenharia e Tecnologia e do escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados (VG&P).

UENF

A UENF começa a semana realizando as matrículas da primeira chamada do SISU 2018. As matrículas podem ser feitas até quarta-feira, 07/02/18, das 9h às 17h, no Centro de Convenções do Campus Leonel Brizola. São oferecidas 528 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Biologia-licenciatura (40), Ciência da Computação (25), Pedagogia-licenciatura (30), Ciências Biológicas-bacharelado (80), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física-licenciatura (30), Matemática-licenciatura (30), Medicina Veterinária (40) e Zootecnia (40).

Genérico de Annitta

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, reverteu ontem a decisão que suspendia a sentença de primeira instância que julgou nula a patente do medicamento Annitta,- para tratamento de parasitoses intestinais. O genérico do produto, comercializado pelo laboratório Althaia, poderá retornar às prateleiras das farmácias. O caso foi conduzido pelo escritório Sérgio Bermudes.

Tem que ser paciente

Na edição de 22 de outubro do ano passado, a manchete deste jornal foi a seguinte “Raio X da crise na Saúde”. A reportagem previa problemas em 2018 nos seis hospitais públicos e nos filantrópicos.

Em bloco

Neste domingo, nada mais nada menos que 120 blocos, alguns famosos como o Cordão do Bola Preta e outros anônimos, vão sair pelas ruas do Rio de Janeiro. A estimativa é de que a soma dos foliões ultrapasse 1,2 milhão e até o final da semana. A Segurança carioca batia cabeça, sem um esquema definido para garantir a ordem, a paz e a alegria. O prefeito Crivella tem que entender que oração é necessária, mas ação também. O mesmo vale para o governador Pezão que comanda a PM.