×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Polícias Civil e Militar conseguem reduzir índices criminais em Campos e região

As corporações atingiram a primeira colocação no sistema integrado de metas em todo o Estado em 2017

Campos
Por Ocinei Trindade
1 de fevereiro de 2018 - 16h58
Coletiva aconteceu esta quinta-feira (Foto: JTV)

Coletiva aconteceu na sede da RISP (Foto: JTV)

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Fabiano Souza, e o delegado da 134ª Delegacia Policial (DP), Geraldo Rangel, divulgaram no fim da tarde desta quinta-feira (1), o resultado do Sistema Integrado de Metas coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

As instituições pertencem à 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), juntamente com 146ª DP (Guarus), 141ª DP (São Fidélis), 145ª DP (São João da Barra) e 147ª DP (São Francisco de Itabapoana). No último semestre, houve redução de diversos crimes combatidos em conjunto. Esta foi a única área que conseguiu atingir as metas em todo o Estado, o que fez diminuir índices criminais. Os dados do governo foram divulgados em forma de gráficos estatísticos.

Entre os destaques, verificou-se que número de homicídios nas áreas integradas às quais pertencem as delegacias e o batalhão de Campos, houve redução de 38% em 2017, quando comparado a 2016. No semestre passado foram notificadas 96 mortes contra 155 no mesmo período de 2016.

Já quanto ao número de roubos de rua, também houve diminuição: 820 casos em 2016, e 751 em 2017, ou seja, nível menor 15%, segundo o levantamento. Nos casos de roubos de veículos, também houve redução de 27%. Foram 132 no segundo semestre de 2016 contra 97 em 2017.

Apesar de não fazerem parte do sistema de metas que cobre apenas homicídios, roubos de carros e de rua, os roubos as residências também registraram diminuição. Segundo a PM, a redução no ano passado foi de 24% em relação a 2016. O sistema integrado de metas paras as polícias foi criado em 2009 pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o comandante Fabiano Souza, 2017 superou 2015 em redução e índices criminais:

“Embora a crise que atingiu o Estado, além da diminuição do efetivo em 8% por conta de aposentadorias e falta de concurso público, o fim do Proeis e do Rais, conseguimos bons índices de combates aos crimes. Desbaratamos quadrilhas envolvidas em roubo de carros, desmanches e ferros-velhos, por exemplo. Intensificamos o patrulhamento nos locais apontados pelas vítimas de roubos em boletins de ocorrência nas delegacias. Trabalhar em parceria com a Polícia Civil é fundamental para alcançar esses resultados. Fomos os únicos em todo o Estado que atingimos a meta prevista”, comentou.

Operação Constantinopla resultou na prisão de criminosos (Foto: JTV)

Operação Constantinopla resultou na prisão de criminosos (Foto: JTV)

De acordo com o delegado Geraldo Rangel, a redução do número de vários crimes está relacionada à “Operação Constantinopla”, realizada em outubro passado, onde mais de 60 pessoas foram presas envolvidas com o tráfico de drogas e roubo de veículos.  Para ele, um grande número de resoluções de crimes contribui para o bom desempenho na redução dos índices de violência:

“No último trimestre, foram 12 homicídios registrados pela 134ª DP. Desse total, apenas dois crimes ainda não foram elucidados. As pessoas que são vítimas de roubos e qualquer violência precisam comunicar às delegacias sobre os fatos. Homicídios e roubos de veículos são rapidamente denunciados pelas vítimas, mas outros crimes também precisam ser notificados para que as polícias possam combater”, reforça Geraldo Rangel.

Por lei, todos os policiais que conseguem atingir as metas de redução de índices criminais são premiados pelo Estado. As incidências reduzidas da Área Integrada de Segurança Pública (Campos, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itbapoana), em 2017, prevê o pagamento do valor  de até R$3 mil para cada um. Todavia, com a  situação econômica do Rio de Janeiro, não há prazo específico para o pagamento da premiação.