×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE inaugura Núcleo de Segurança do Paciente

As atividades do setor seguem normas e protocolos recomendados pela Anvisa

Campos
Por Ocinei Trindade
24 de janeiro de 2018 - 20h00
A diretora administrativa do IMNE, Marta Henriques, apresenta o NSP (Foto: Ocinei Trindade)

A diretora administrativa do IMNE, Marta Henriques, apresenta o NSP (Foto: Ocinei Trindade)

O Grupo IMNE lançou nesta quarta-feira (24), o Núcleo Segurança do Paciente (NSP), formado por uma comissão de médicos e enfermeiros. O objetivo é aprimorar a qualidade dos  serviços de saúde desenvolvidos pelas unidades hospitalares da rede, seguindo os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Participaram do lançamento a diretora administrativa, Martha Henriques, além de gerentes e supervisores dos setores envolvidos no cuidado e no apoio aos pacientes.

O Núcleo de Segurança do Paciente segue uma série de protocolos que precisam ser cumpridos por todos os profissionais de saúde. Para implantá-lo, é preciso obedecer à normas específicas. A comissão do NSP é presidida pelo médico André Porto. Para ele, a implantação do serviço dará ainda mais transparência no atendimento aos pacientes. “Trata-se de uma conquista importante.  A transparência das ações auxilia os profissionais, mas sobretudo humaniza e dignifica ainda mais a qualidade do atendimento aos nossos pacientes”, disse.

Para a diretora administrativa do Grupo IMNE, Martha Henriques, é preciso envolver todos os setores das unidades de saúde, a fim de promover e oferecer o melhor aos usuários. “Estamos trazendo ainda mais benefícios e segurança para nossos pacientes. A implantação do Núcleo de Segurança do Paciente é uma grande conquista, e só atesta o nosso compromisso com a cidade e região, com serviços de excelência”.

O NSP é formado por uma comissão de médicos e enfermeiros

O NSP é formado por uma comissão de médicos e enfermeiros do Dr.Beda (Foto: Ocinei Trindade)

O Núcleo de Segurança do Paciente do IMNE foi planejado e debatido minuciosamente durante o último ano para ser colocado em prática a partir de 2018.  De acordo com a enfermeira Virginia Correa, o IMNE obedece as metas instituídas pelo Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente.  “São seis importantes metas: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão”, explica.

As ações propostas pelo NSP já são executadas pelos hospitais do Grupo IMNE. No entanto, ao oficializar a formação da equipe responsável pelo Núcleo, as atividades receberão ainda mais atenção e aperfeiçoamento. De acordo com a enfermeira Amanda Ribeiro, membro do NSP, integrar todos os profissionais que trabalham nas unidades hospitalares é necessário. “Trabalhamos com vidas, e isto exige bastante empenho e dedicação. O NSP auxiliará a todos nós que lidamos direta ou indiretamente com os pacientes e seus acompanhantes”, diz.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) considera fundamental o NSP como  instância do serviço de saúde. Isso significa que a função primordial do NSP é integrar os diferentes setores e profissionais que trabalham com riscos na instituição, priorizando o paciente.  Também é tarefa do Núcleo de Segurança do Paciente promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente. “Entre outros comprometimentos, estamos reforçando a garantia à integridade dos clientes dos ambulatórios, além dos pacientes internados e seus acompanhantes”, conclui Martha Henriques.

Profissionais de vários setores do IMNE participam do lançamento )Foto: Ocinei Trindade)

Profissionais de vários setores do IMNE participam do lançamento )Foto: Ocinei Trindade)