×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Em uma semana sem registro de chuva, nível do Rio Paraíba diminui 46 centímetros

No último dia 17 a medição estava em 5m63, enquanto nesta quarta o nível marcava 5m17

Campos
Por Redação
24 de janeiro de 2018 - 15h52
Rio Paraíba do Sul (Foto: Elton Nunes)

Rio Paraíba do Sul (Foto: Elton Nunes)

Ao contrário da semana passada em que registrou um aumento de 41 centímetros, nesta quarta-feira (24) o Rio Paraíba do Sul registrou uma queda de 46 centímetros em seu nível, que atualmente mede 5 metros e 17 centímetros.

Essa baixa do rio se deve ao pouco registro de chuva na região e até mesmo nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, que sempre que chove causa um aumento na medição do Rio Paraíba.

De acordo com o diretor executivo de Coordenadoria da Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, a situação do rio está tranquila e por enquanto sem nenhum risco de seca e de enchente. Ainda de acordo com o diretor, para esta época do ano a medição normal do rio seria 5m80 e que apesar de baixo, este nível ainda não causa nenhuma preocupação.

“Nossa medição está normal. A previsão é que possamos ter chuva até o mês de março e nosso verão está sendo com poucas chuvas, o que por enquanto não preocupa com relação à enchente. Há uma previsão de chuva para a próxima semana, mas nada que nos cause alerta”, explicou o diretor.

Toda vez que o nível do Paraíba aumenta em Campos se deve às chuvas fortes que cobrem parte dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Isto ajudar a elevar o volume das cabeceiras do Paraíba do Sul e dos rios que deságuam nele em determinado trecho desses territórios.

Previsão do tempo para o fim de semana

Na próxima sexta-feira (26), a probabilidade de chuva é de 5%. Com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. A mínima é de 23ºC e a máxima de 34º C. Já no sábado (27), a probabilidade de chuva é a mesma com temperatura mínima de 25º C e a máxima de 33º C.

No domingo (28) esta probabilidade aumenta para 20%, enquanto na segunda (29) as chances são de 80% de chuva, com a mínima de 25ºC e a máxima de 31ºC.