×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sobe para 15 o número de casos confirmados de febre amarela no Rio

Um idoso de 64 anos, morador de Teresópolis foi a vítima mais recente da doença

Estado do RJ
Por Redação
22 de janeiro de 2018 - 18h53

febre-amarelaO número de pessoas com febre amarela no Estado do Rio teve um novo aumento e já registra 15 casos confirmados. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (22), por meio de um boletim epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio.

Desta vez, a vítima foi um idoso de 64 anos morador de Teresópolis, no bairro Água Quente. O homem estava internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.

Entre dezembro de 2016 e junho de 2017 – quando a Febre Amarela foi considerada surto no país – foram confirmados 777 casos e 261 óbitos em todo o Brasil, o que representou a maior transmissão da doença das últimas décadas.

A Secretaria de Saúde do estado ressaltou que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida por picada de mosquitos.

A orientação da secretaria é que, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.

 A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas. No dia 27 de janeiro haverá o Dia D de vacinação em todo o estado do Rio de Janeiro.

Confira os casos da doença

– 3 casos – Teresópolis, sendo dois óbitos

– 9 casos – Valença, sendo três óbitos

– 1 caso – Nova Friburgo, sendo um óbito

– 1 caso – Petrópolis

– 1 caso – Miguel Pereira, sendo um óbito

Número de localidades com casos confirmados de febre amarela em macacos:

01 epizootia – Niterói