×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Febre Amarela: clima de tranquilidade em Campos

Ações preventivas feitas no ano passado certificam que o vírus não está circulando pela cidade, afirma Andreya Moreira

Campos
Por Redação
22 de janeiro de 2018 - 0h01
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)01

Com cerca de 260 mil cidadãos vacinados, a cidade de Campos dos Goytacazes não irá fazer parte do conjunto de municípios fluminenses que realizará o fracionamento das doses da vacina contra a febre amarela, anunciado pelo Ministério da Saúde para os estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. A informação é da diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira. Segundo a médica infectologista, o clima em relação à doença é de tranquilidade, pois existem fatores que certificam de que o vírus não está circulando pela cidade. As ações preventivas, a partir da morte de macacos no país e na região, contribuíram para que nenhum caso da doença fosse registrado na cidade.

A especialista explica que devido à imunização de boa parte da população, não haverá necessidade de aderir ao fracionamento, mantendo a dose completa da vacina — que é de 0,5 ml e única para a vida inteira, enquanto a fracionada tem duração de oito anos.

“Em Campos, nós estamos realmente tranquilos por conta das ações que fizemos no ano passado e pelo não aparecimento de primatas em áreas de mata. É claro que, hoje, vendo esse cenário nacional e no estado, a demanda aumenta, mas é normal.

A grande maioria da população já nos procurou, no entanto quem ainda não tomou a vacina, a recomendação é comparecer a um dos polos referenciais para se imunizar. É importante lembrar ainda que aqueles que irão para os locais de risco devem tomar a vacina de dez a quinze dias antes da viagem para se proteger”, declara a diretora, frisando também que o primata não é responsável pela transmissão da febre amarela, logo não existe a necessidade de extinguir esses animais, que, aliás, são vistos pelas autoridades como um alerta de que algo errado está acontecendo. A doença é transmitida através da picada de mosquitos.

A vacina continua disponível para toda a população na rede municipal de saúde, nas seguintes unidades: no Centro de Saúde do Centro, anexo ao prédio da Secretaria de Saúde; no Centro de Saúde de Guarus; e no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (polos 1 e 2), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A adoção do fracionamento da vacina do estado do Rio de Janeiro foi antecipada para o dia 25 de janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a campanha será realizada em 15 municípios até o dia 9 de março. As cidades que irão fazer parte da iniciativa são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

Segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a antecipação ocorre “em alinhamento com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e com o objetivo de construir uma estratégia conjunta de enfrentamento da febre amarela”.

Dia D

O Dia D de vacinação contra a febre amarela está marcado para 27 de janeiro. Todos os 92 municí- pios do estado irão fazer parte da iniciativa, que visa alertar a população para a importância de se imunizar contra a doença. Durante a ação, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, instalações montadas pela Secretaria de Estado de Saúde e também nos quartéis do Corpo de Bombeiros. Até o momento, cerca de 46% do público-alvo da campanha está vacinado. Em Campos, a vacinação no dia D ocorrerá em apenas 12 polos, no horário de 9h às 15h.

“Nós iremos participar da iniciativa, mas com menos polos do que o normal, para não haver a perda de doses. Nesse momento, não há como permitir essa perda já que em outros estados ocorre o fracionamento. Uma das unidades irá participar do Dia D é a de Farol de São Thomé, então os veranistas que estão na praia campista também poderão se imunizar contra a febre amarela. Tenho que destacar que vamos manter a dose padrão, independente se a pessoa vai viajar ou não. A Vigilância em Saúde também faz a emissão de certificado internacional de vacinação. Os interessados podem ir até a sede, localizada na Secretaria de Saúde”, explica. Os polos de vacinação ao longo do Dia D são: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; Penha; Farol Lagamar; Morro do Coco; Tocos e UPHs de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José.