×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sobe para 13 o número de pessoas infectadas pela Febre Amarela em 2018 no estado

Entre os pacientes, um morreu em Teresópolis, três em Valença e um em Miguel Pereira

Estado do RJ
Por Redação
18 de janeiro de 2018 - 15h07
Doença é transmitida por mosquito (Foto: reprodução)

Doença é transmitida por mosquito (Foto: reprodução)

Subiu para 13 o número de pessoas infectadas pela Febre Amarela no Estado do Rio de Janeiro, em 2018. Os últimos oito casos foram  confirmados em Teresópolis, Valença, Miguel Pereira, além de Nova Friburgo e Petrópolis, também na Região Serrana que registraram seus primeiros pacientes com a doença.

O município de Valença, no Sul Fluminense, é o que tem mais vítimas: sete. Destas, três morreram.

Em segundo lugar está o município de Teresópolis, com três casos, um deles resultou em morte. Nova Friburgo, Petrópolis e Miguel Pereira registraram um caso em cada cidade.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde que confirmou, também, um caso de epizootia (febre amarela em macaco), no município de Niterói, na Região Metropolitana do estado.

Entre dezembro de 2016 e junho de 2017 – quando a Febre Amarela foi considerada surto no país – foram confirmados 777 casos e 261 óbitos em todo o Brasil, o que representou a maior transmissão da doença das últimas décadas.

A Secretaria de Saúde do estado ressaltou que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida por picada de mosquitos.

A orientação da secretaria é que, ao encontrar macacos mortos ou doentes (animal que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o cidadão deve informar o mais rápido possível às secretarias de Saúde do município ou do estado do RJ.

 A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas. No dia 27 de janeiro haverá o Dia D de vacinação em todo o estado do Rio de Janeiro.