×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

São Francisco de Itabapoana faz aniversário, mas moradores não têm o que comemorar

As denúncias envolvem as áreas de Infraestrutura, Educação, Lazer e Iluminação Pública

Estado do RJ
Por Redação
18 de janeiro de 2018 - 11h30
Rua alagada (Foto: leitor Terceira Via)

Rua alagada (Foto: leitor Terceira Via)

Nesta quinta-feira (18 de janeiro), a cidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, completa 23 de emancipação político-administrativa. Porém, os moradores do distrito de Barra do Itabapoana dizem que não têm o que comemorar. As denúncias envolvem as áreas de Infraestrutura, Educação, Lazer e Iluminação Pública.

Segundo um morador, que não quis ser identificado, a situação é caótica. “Hoje, a cidade completa 23 anos de emancipação, uma data que era para ser comemorada a evolução do lugar, mas o que vivenciamos é totalmente contrário a isso. As ruas estão sem calçamento e quando chove é lama para todo lado. Há buracos em todos lugares. Creche escolar, quadra e campo de futebol, área de lazer, sem nenhuma condição de uso digno, além de postes e refletores com risco de queda. Estamos falando de um distrito que tem dois vereadores, mas não se importam com o lugar”, desabafa.

23 anos

Em 1995, através da lei estadual nº 2379, a Vila de São João da Barra, chamada de São Francisco de Paula, ganhou autonomia, tornando-se o segundo maior município do Estado do Rio de Janeiro em extensão territorial, ocupando uma área de 1.117 km². A vila do distrito de Barra Seca passou, então, a ser município de SFI.

Banheiro abandonado (Foto: leitor Terceira Via)

Banheiro abandonado (Foto: leitor Terceira Via)

SFI conta com três distritos – 1º São Francisco de Itabapoana, 2º Itabapoana em Barra de Itabapoana e 3º Maniva com sede em Praça João Pessoa – e, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), possui pouco mais de 41 mil habitantes (2017). São mais de 60 quilômetros de litoral.

Em nota, a Prefeitura de São Francisco informou que sobre as ruas sem calçamento, a Secretaria de Obras tem realizado periodicamente o serviço de manutenção nas vias públicas, estando inclusive nesta quinta-feira (18) com intervenções na localidade através da Operação de Recapeamento e Tapa-Buracos em parceria com o DER-RJ;

Em relação as creches, a prefeitura disse que iniciou reforma nas creches, “sendo que as 11 unidades existentes foram deixadas pela gestão anterior em estado precário. Sobre o lazer, informou que existe um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com o Governo Federal, para a construção de uma Praça de Esportes em Barra do Itabapoana com duas quadras, sendo uma de grama e outra de futsal, além de área com paisagismo e entretenimento.

Sobre a manutenção dos postes de rede elétrica, a prefeitura informou que é de responsabilidade da Enel.

Ainda segundo a prefeitura, a localidade de Barra do Itabapoana tem recebido ações municiais, como promoção de eventos durante o verão, contratação de guarda-vidas para garantir a segurança dos banhistas com três postos, queima de fogos durante o Réveillon e show, construção de quadra poliesportiva em andamento através de parceria com o Governo Federal com prazo de entrega até 10 de julho de 2018; ações de orientação bucal aos pais e alunos da Creche Escola Municipal Rita de Cássia Melgaço e realizou poda de vegetação à margem das rodovias estaduais da localidade para melhorar a visibilidade da sinalização e garantir a segurança dos motoristas.

Vejas as fotos enviadas pelo leitor:

Rua esburacada (Foto: Leitor Terceira Via)

Rua esburacada (Foto: Leitor Terceira Via)

Obra abandonada (Foto: leitor Terceira Via)

Obra abandonada (Foto: leitor Terceira Via)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja, abaixo, as fotos enviadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura de SFI:

Obras na localidade de Barra de Itabapoana (Foto: Comunicação SFI)

Obras na localidade de Barra do Itabapoana (Foto: Comunicação SFI)

Anúncio de construção de quadra na localidade (Foto: Comunicação SFI)

Anúncio de construção de quadra na localidade (Foto: Comunicação SFI)