×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Corpo do General Tinoco é sepultado na manhã desta quarta no Cemitério do Caju, em Campos

Carlos Tinoco Ribeiro Gomes foi ministro do Exército de Collor e morreu na segunda-feira no Rio de Janeiro

Geral
Por Redação
17 de janeiro de 2018 - 9h04
(Foto: Divulgação/Assuntos Militares)

(Foto: Divulgação/Assuntos Militares)

O corpo do campista e General do Exército, Carlos Tinoco Ribeiro Gomes, será sepultado nesta quarta-feira (17), Às 10h, no cemitério do Caju, em Campos. Ele, que estava internado no Hospital Geral do Exército do Rio de Janeiro, faleceu na segunda-feira (15).

O velório aconteceu na tarde de terça-feira, no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde funciona o Quartel-General do Comando Militar do Leste (CML).

Histórico
Nascido em família tradicional campista, General Tinoco, como era conhecido, ocupou o Ministério do Exército — transformado em Comando do Exército com a criação do Ministério da Defesa, em 1999 — entre as posses de Collor, em março de 1990, https://essaysbuy.net/essay-writing-service e de seu vice Itamar Franco, em setembro de 1992. General Tinoco foi o responsável por trazer para Campos o 56º Batalhão de Infantaria, em 1976.

Carlos Tinoco Ribeiro Gomes ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1946. Dois anos depois, graduou-se aspirante-a-oficial de infantaria. Cursou, entre 1961 e 1963, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Em 1966, foi para o Paraguai, como parte da Missão Militar Brasileira de Instrução. De volta ao país, alcançou a patente de tenente-coronel e serviu no Estado-Maior do Exército, em 1968. Fez o Curso de Estado-Maior e Comando das Forças Armadas da Escola Superior de Guerra e, em 1971, passou a servir no Gabinete do Ministro do Exército, general Orlando Geisel.

Como coronel, comandou o 3º Batalhão de Infantaria, em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Em 1976, tornou-se chefe do Estado-Maior da 2a Brigada de Infantaria Motorizada, em Niterói.

Em 1980, promovido a general de brigada, foi para o Gabinete do ministro do Exército, general Walter Pires de Carvalho e Albuquerque. Entre 1982 e 1983, chefiou o Estado-Maior do II Exército, em São Paulo. Em 1984, assumiu o comando da 4a Brigada de Infantaria Motorizada, em Belo Horizonte.

No ano seguinte, foi promovido a general de divisão e assumiu o comando da 4a Divisão de Exército, também em Belo Horizonte. Foi designado, em 1987, para a vice-chefia do Estado-Maior do Exército.

Promovido a general de exército em julho de 1989, passou a chefiar o Departamento Geral do Pessoal. Quatro meses depois, assumiu o Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, onde permaneceu apenas dois meses.