×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Casa de Cultura Villa Maria faz 25 anos com programação comemorativa durante todo o 2018

O prédio icônico da cidade de Campos completa um século de existência em grande estilo

Cultura
Por Ocinei Trindade
16 de janeiro de 2018 - 18h49
O Palacete Villa Maria abriga a Casa de Cultura da Uenf (Foto: Ocinei Trindade)

O Palacete Villa Maria abriga a Casa de Cultura da Uenf (Foto: Ocinei Trindade)

O ano de 2018 celebrará duas datas importantes para a arquitetura, a história e a cultura de Campos dos Goytacazes. O prédio da Villa Maria está completando um século de fundação. Ali, funciona há 25 anos a Casa de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Para comemorar as duas datas festivas, atividades artísticas e culturais foram programadas para todos os meses do ano. Quem conhece e quem ainda não visitou o lendário imóvel em frente à Praça do Liceu, poderá desfrutar de momentos de beleza e confraternização.

O palacete Villa Maria make-essay.net já foi considerado um dos mais fascinantes prédios da cidade. Pertenceu ao casal Atilano Crisósthomo de Oliveira e Maria Queiroz de Oliveira, mais conhecida como Dona Finazinha. Depois de perderem a filha Alice, Dona Finazinha decidiu doar em testamento o imóvel para a primeira universidade pública que se instalasse no município. Depois de abrigar a sede da Prefeitura, a Villa Maria foi transformada em Casa de Cultura, em 1993, quando foi criada a Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Desde então, a Casa de Cultura Villa Maria desenvolve centenas de atividades fixas e eventuais no espaço. Atrações musicais e cinematográficas, além de exposições de pintura, folclore, gastronomia e paisagismo marcaram os 25 anos de funcionamento da instituição. Apesar da crise financeira que acomete o governo do Rio de Janeiro, a Uenf tem procurado valorizar o espaço público em parcerias com a iniciativa privada, promovendo diversos eventos que costumam atrair um grande público.

Além do imponente prédio de estilo italiano que foi construído com os mais nobres materiais importados da Europa, os jardins da Villa Maria são outra importante atração que chamam a atenção do visitante. A Villa Maria integra um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da cidade ao lado do antigo Fórum Nilo Peçanha (que abriga atualmente a Câmara de Vereadores), o Liceu de Humanidades, e a Praça do Liceu.  O primeiro centenário da Villa Maria e os 25 anos da Casa de Cultura se tornarão celebrações mensais até 8 dezembro, data esta referente a inauguração feita pela reitoria da UENF, em 1993. Confira a programação:

 

Evento 100 anos da Villa Maria e 25 anos da Casa de Cultura /UENF

Janeiro – reinicio das atividades da CCVM

Fevereiro – Ressaca da Villa (17/02)

Março – Oficina Brincantes da Villa (24/03)

Abril – Semana de Arte na Villa

Maio – Choro na Villa

Junho – Encontro Regional de Educação Patrimonial

Julho – Bazar da Villa

Agosto – Ciranda na Villa (25 anos da UENF)

Setembro – Mostra de Cinema – Povos e Territórios

Outubro – Blues e Jazz na Villa

Novembro – Sarau 131 anos de nascimento de Finazinha Queiroz

Dezembro – Ciranda na Villa (25 anos da UENF)