×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Indecisão sobre Cristiane Brasil deixa posse de Nahim em suspenso

Indicação de deputada ao Ministério do Trabalho é questionada na Justiça

País
Por Marcos Curvello
10 de janeiro de 2018 - 12h16

cristiane-nahimApós recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por meio Advocacia Geral da União (AGU), a deputada Cristiane Brasil (PTB) agora tenta derrubar no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) a liminar que impede sua posse no Ministério do Trabalho. Tão interessado quanto ela no desfecho desta novela está Nelson Nahim (PSD). Da posse da filha de Roberto Jefferson (PTB) depende a volta do irmão de Garotinho (PR) à Câmara dos Deputados, onde esteve, como suplente da atual legislatura, durante um único dia em dezembro de 2015 e duas semanas em janeiro de 2017.

O próprio TRF-2 negou nesta terça-feira (9) recurso da deputada contra a decisão do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói, em ação popular aberta pelo Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes. Mesmo com a indefinição, nem Cristiane, nem o PTB e nem o presidente Michel Temer (MDB) desistem da indicação.

A moralidade da escolha da deputada é questionada. Como a conduta de seu suplente. Ambos respondem à Justiça. Cristiane foi processada por dois ex-funcionários por não pagar direitos trabalhistas e teve seu nome incluído no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Já Nahim esteve preso entre junho e outubro de 2016 sob a acusação de participar de uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele foi condenado a 12 anos prisão, mas conseguiu um habeas corpus e responde em liberdade. O caso, que ficou conhecido como “Meninas de Guarus”, levou à prisão de outras 11 pessoas.