×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A visita do Presidente

Não interessa se Temer está com a popularidade nos calcanhares

Opinião
Por Redação
27 de dezembro de 2017 - 15h56
Assinatura do presidente Michel Temer (Foto: Carlos Grevi)

Assinatura do presidente Michel Temer (Foto: Carlos Grevi)

Já há algum tempo a Região não recebia uma visita Presidencial. A última foi a de Dilma, há mais de seis anos quando veio exatamente ao Porto do Açu em São João da Barra.

Antes havia vindo Lula, também ao Porto do Açu. Há 11 anos Lula na condição de Presidente havia estado em Campos para inaugurar o IFF de Guarus. De lá pra cá os Presidentes deixaram de pisar em Campos, exceto no aeroporto, de onde seguem de helicóptero para São João da Barra. Isso mostra que nada tem acontecido de importante em Campos que justifique a presença de um Presidente, como em outros tempos.
A analogia que podemos fazer é de que quando Lula e Dilma vieram, na condição de Presidentes, foram recebidos pelo mentor do projeto do Eike Batista. Agora vejam a situação: Dilma foi afastada, Lula está para ser condenado e Eike Batista cumpre prisão domiciliar. Além disso, ficou provado o tráfico de influência de Eike com os dois governos do PT. Lula quando veio foi para implantar o projeto e já Dilma veio para tentar salvá-lo.
O que Michel Temer assinou hoje no Açu talvez seja o passo mais importantes do projeto em termos de logística e de expectativa até agora. Não interessa se Temer está com a popularidade nos calcanhares. Fato é que se o decreto que ele assinou sair mesmo do papel poderá ser definitivamente a redenção da economia da região depois da era do petróleo. É importante lembrar que tudo isso é a perder de vista, ou seja, a longo prazo. Mas já é alguma coisa.